quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Análise e Prognósticos - NFL.COM - AFC NORTH


Com o fim da Pré-Temporada, a imprensa esportiva norte-americana está ansiosa para o início da Temporada Regular, no próximo dia 05 de Setembro de 2012. Os times jogaram quatro vezes (com exceção do Arizona Cardinals e do New Orleans Saints, que jogaram também o Hall of Fame Game); mas com predomínio de seus jogadores reservas (e até dos reservas, dos reservas, dos reservas...) – o que impede uma análise correta e adequada das chances de cada um nesta temporada que inicia-se na semana que vem.

Pensando nisso, o site NFL.COM reuniu quatro de seus especialistas, para que pudessem palpitar sobre cada um dos 32 times – suas qualidades, defeitos, jogadores chave, quais seriam suas partidas decisivas, e um prognóstico sobre a classificação final dentro de cada divisão.

Conheça um pouco mais sobre cada um desses especialistas:

Bucky Brooks foi draftado na segunda rodada de 1994 pelo Buffalo Bills. Ele jogou por cinco times (Buffalo, Jacksonville, Green Bay, Kansas City e Oakland) em cinco temporadas na NFL. Em 1999, aposentou-se dos gramados, sendo contratado pelo Seattle Seahawks como olheiro junto às Universidades. Entre 2003 e 2007, trabalhou nesta mesma função para o Carolina Panthers; antes de ser contratado como Comentarista de Futebol Americano pelo site CNNSI.COM. Ele entrou para a equipe do NFL.COM em 2009.

Daniel Jeremiah foi Quarterback por três temporadas da NCAA, comandando o ataque da Universidade de Appalachian State até o ano de 2000 (quando se formou). Infelizmente, não conseguiu jogar profissionalmente na NFL, mas não abandonou o esporte – em 2003 foi contratado como Assistente Técnico pelo Baltimore Ravens. Em 2007, trabalhou como olheiro para o Cleveland Browns, antes de se transferir para o Philadelphia Eagles (em 2010), também como olheiro, onde trabalha até hoje, sendo reconhecido como um dos melhores “garimpeiros de talento” da NFL.

Adam Schein é um dos mais polêmicos comentaristas da NFL, e não costuma poupar times ou jogadores de suas “opiniões fortes” em sua coluna no site NFL.COM. O jornalista, formado pela Universidade de Syracuse, vive em Manhattan, onde apresenta o programa “NFL BLITZ” na Rádio Sirius e comanda o programa “LOUDMOUTHS” (traduzindo: “Tagarelas”) na TV SNY de Nova York.

Steve Wyche é comentarista no programa “NFL AM”, transmitido pelo canal NFL Network; e também escreve sua coluna para o site NFL.COM. Ele começou sua carreira em meados dos anos de 1990, cobrindo os Dolphins para o jornal The Miami Herald. Em 2005, mudou-se para Atlanta, onde cobriu os Falcons para o jornal The Atlanta Journal-Constitution. Também escrevia sobre a NBA para o Washington Post e sobre diversos outros esportes, desde que começou a trabalhar em Richmond, no Estado da Virgínia.


Mas como este Blog é feito POR e PARA torcedores dos Bengals, vamos verificar a opinião deles sobre a Divisão Norte da AFC – começando, logicamente, pelos Tigres de Bengala de Cincinnatti:


C I N C I N N A T I      B E N G A L S :


Resultado em 2011: 09 Vitórias; 07 Derrotas; 00 Empates

Classificação em 2011: Terceiro Colocado na AFC North

Classificado para os Playoffs


BUCKY BROOKS:


Os passes de Andy Dalton para A.J. Green serão uma das mais letais combinações da NFL. Isso, por si só, será capaz de levar os Bengals de volta aos Playoffs.

Palpite para 2012: 10 Vitórias; 06 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Segundo Colocado na AFC North.


DANIEL JEREMIAH:


Os Bengals estão formando um excelente time de futebol americano. Andy Dalton e A.J. Green foram excelentes calouros em 2011 e devem estar ainda melhores em 2012. A defesa é composta por jogadores experientes e muito fortes, o que deve garantir muitos sacks e turnovers (ou seja: a chave para vitórias).

Palpite para 2012: 11 Vitórias; 05 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Campeão da AFC North.


ADAM SCHEIN:


Eu gosto desta mistura. Eu acredito em Andy Dalton e A.J. Green em sua segunda temporada. E era importante que Marvin Lewis mantivesse os dois coordenadores (Mike Zimmer e Jay Gruden). E olhando para a sua tabela de jogos, acredito que o Cincy possa facilmente começar com 04 vitórias em 06 jogos (no mínimo).

Palpite para 2012: 09 Vitórias; 07 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Segundo Colocado na AFC North


STEVE WYCHE:


Andy Dalton e A.J. Green podem ser fantásticos e os Bengals estão no caminho certo; mas ainda não os vejo com força suficiente para chegar aos Playoffs.

Palpite para 2012: 09 Vitórias; 07 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Terceiro Colocado na AFC North


JOGADOR CHAVE – LEON HALL [CB-29]


Se você analisar as melhores defesas da NFL na última temporada, verá que todas elas têm em comum um grande jogador em sua secundária. E a secundária dos Bengals conta com um jogador excelente, draftado na primeira rodada (na sexta posição). Leon Hall é o principal jogador. Ele sofreu uma lesão em seu calcanhar, prejudicando os trabalhos durante o Training Camp, mas continua sendo fundamental para o sistema defensivo dos Bengals – e por isso, seu retorno será imprescindível.


JOGOS DECISIVOS:


SEMANA 01 CONTRA OS RAVENS (em Baltimore):


O confronto contra o Baltimore Ravens, no primeiro “Monday Night Football” da temporada, poderia alavancar a moral da equipe. Além disso, chegar para o jogo contra o Pittsburgh, em casa, na Semana 07, com 06 vitórias e nenhuma derrota, não seria impossível – já que a tabela foi generosa com os Tigres em sua primeira fase. Isto sem falar nas óbvias implicações dentro da divisão, para fins de desempate e classificação para os Playoffs.


SEMANA 16 CONTRA OS STEELERS (em Pittsburgh):


As vezes, é melhor não complicar. Os Steelers estão invictos a quatro jogos consecutivos contra os Bengals, e só perderam uma única vez nos últimos cinco anos. Trata-se de uma enorme freguesia (alguém pensou em Corinthians x São Paulo, ou foi só eu?). Mas as duas equipes estão muito fortes e, se tudo correr como o esperado, este será um confronto direto pelo título (ou pelo menos, pela classificação aos Playoffs).


SEMANA 17 CONTRA OS RAVENS (em Cincinnati):


Nem é preciso dizer o quanto este jogo será marcante. Além da rivalidade da divisão, o jogo será em casa, e provavelmente decisivo para a classificação (ou mesmo para a disputa do título da AFC North). A equipe dos Bengals começou o Training Camp com camisas onde lia-se: DNO (Destino: Nova Orleans – local onde será o Superbowl deste ano); mas para chegar lá, será preciso superar os Corvos Púrpuras, que monopolizaram as vagas desta Divisão na pós-temporada...


B A L T I M O R E      R A V E N S :


Resultado em 2011: 12 Vitórias; 04 Derrotas; 00 Empates

Classificação em 2011: Campeão da AFC North

Classificado para os Playoffs


BUCKY BROOKS:


O ataque “no-huddle” dos Ravens poderá sufocar os adversários, além de projetar Joe Flacco (QB) entre os melhores da liga, desde que mantenha Ray Rice como a força motriz de sua linha ofensiva.

Palpite para 2012: 12 Vitórias; 04 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Campeão da AFC North.


DANIEL JEREMIAH:


Pode soar estranho o que vou dizer, mas estou realmente preocupado com a defesa dos Ravens, após terem perdido Terrell Suggs – certamente um golpe devastador para qualquer sistema defensivo. Joe Flacco terá outra oportunidade de jogar a pós-temporada, mas para isso, o ataque também terá que melhorar bastante.

Palpite para 2012: 09 Vitórias; 07 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Segundo Colocado na AFC North.


ADAM SCHEIN:


O Baltimore Ravens é um time completo. Ray Rice é a estrela maior desta constelação. Joe Flacco conseguiu provar para os críticos (inclusive para mim) sua capacidade de liderar a equipe, durante a disputa pelo título da AFC na última temporada. E mesmo sem Terrell Suggs durante quase toda a temporada, a defesa do Baltimore é excelente, e será liderada pelo grande Haloti Ngata.

Palpite para 2012: 11 Vitórias; 05 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Campeão da AFC North


STEVE WYCHE:


Joe Flacco deve continuar comandando o bom ataque com seu braço forte. Mas sem o T-Sizzle (Terrell Suggs), machucado; ele não terá uma grande defesa para protegê-lo.

Palpite para 2012: 11 Vitórias; 05 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Campeão da AFC North


JOGADOR CHAVE – RAY LEWIS [LB-52]


Aos 37 anos de idade (sendo 17 deles jogando em alto nível na NFL), Lewis será a alma, a voz e o coração da linha defensiva dos Ravens. Mas com a perda de Terrell Suggs (afastado por tempo indeterminado após o rompimento de seu calcanhar), Lewis vem treinando duro para jogar fora de sua posição original, na certeza de que será um pesadelo para os Quarterbacks adversários.


JOGOS DECISIVOS:


SEMANA 03 CONTRA OS PATRIOTS (em Baltimore):


No 50º Aniversário do treinador John Harbaugh, a equipe dos Ravens terá a revanche pelo confronto que decidiu o título da AFC na última temporada (derrota que ainda dói entre seus torcedores e atletas). Este deve ser um excelente indicador sobre o que a linha defensiva sem Suggs poderá fazer a um Quarterback de elite. E o mais importante: marcará o início da corrida pela supremacia na AFC.


SEMANA 13 CONTRA OS STEELERS (em Baltimore):


Os Ravens terão enfrentado os Steelers, fora de casa, duas semanas antes. Se tiver perdido o jogo, esta será sua chance de equilibrar o confronto, afastando a vantagem do rival nos critérios de desempate. Mas se tiver vencido o duelo anterior, esta será uma chance de ouro para alcançar o título da Divisão pelo segundo ano consecutivo.


SEMANA 16 CONTRA OS GIANTS (em Baltimore):


A esta altura, os Ravens poderão estar tranqüilos, garantidos nos Playoffs; ou desesperados por uma vaga na pós-temporada. E do outro lado, enfrentarão o atual campeão da NFL, disputando uma vaga na NFC Leste (de longe a divisão mais equilibrada em alto nível). Embora seja improvável, este poderá ser apenas um amistoso de luxo. Mas o mais provável é que seja um grande duelo entre duas das principais defesas da liga, além de uma emocionante prévia do que pode vir a ser o Superbowl desta temporada.


P I T T S B U R G H       S T E E L E R S :


Resultado em 2011: 12 Vitórias; 04 Derrotas; 00 Empates

Classificação em 2011: Segundo Colocado na AFC North

Classificado para os Playoffs


BUCKY BROOKS:


Mike Tomlin (treinador dos Steelers) quer que o ataque volte a ser uma referência no jogo terrestre (sua marca registrada no passado), mas a falta de um bom Running Back fará com que Ben Roethlisberger (QB) volte a carregar a linha ofensiva nas costas em 2012.

Palpite para 2012: 09 Vitórias; 07 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Terceiro Colocado na AFC North.


DANIEL JEREMIAH:


Os Steelers poderão disputar o título da Divisão se Ben Roethlisberger mantiver-se saudável e se Dick LeBeau continuar comandando a defesa. Entretanto, será necessário unir o grupo, encaixando melhor suas peças, além de preservar a integridade dos jogadores veteranos, evitando contusões.

Palpite para 2012: 08 Vitórias; 08 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Terceiro Colocado na AFC North.


ADAM SCHEIN:


Eu estou muito preocupado com a linha ofensiva, com a saúde de Rashard Mendenhall, com a capacidade de Mike Wallace de aprender o novo Playbook; e principalmente com o entrosamento entre Big Ben e Todd Haley.

Palpite para 2012: 08 Vitórias; 08 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Terceiro Colocado na AFC North


STEVE WYCHE:


A parceria entre Todd Halley e Ben Roethlisberger dará bons frutos. O ataque dos Steelers irá se destacar e a defesa não comprometerá o conjunto.

Palpite para 2012: 11 Vitórias; 05 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Segundo Colocado na AFC North


JOGADOR CHAVE – MAURKICE POUNCEY [C-53]


Não há nenhum outro jogador tão decisivo para a linha ofensiva quanto Pouncey. Se ele estiver bem, o jovem promissor David DeCastro e o veterano Ben Roethlisberger estarão protegidos e prontos para liderar a equipe auri-negra para o título da AFC. Porém, se Pouncey continuar deixando a linha ofensiva como uma peneira, a equipe dificilmente conquistará mais vitórias do que derrotas, já que as lesões serão freqüentes.


JOGOS DECISIVOS:


SEMANA 01 CONTRA OS BRONCOS (em Denver):


Os Steelers começam sua jornada exatamente no local onde terminaram a última (sendo derrotados pelos Broncos, na primeira rodada dos playoffs). E já começam com muitos problemas: Ryan Clark (Safety) não poderá jogar, pois a altitude de Denver prejudica seu metabolismo sanguíneo. Será que o LB James Harrison estaria fora também? O RB Rashard Mendenhall certamente será poupado. Mas e Mike Wallace? A equipe que veremos na primeira semana poderá ser muito diferente dos Steelers do meio da temporada.


SEMANA 09 CONTRA OS GIANTS (em NY):


Em 2004, os Giants negociaram com os Steelers a troca de Big Ben por Eli Manning. Por um bom tempo, os nova-iorquinos se arrependeram amargamente do negócio, já que poderiam ter esperado para draftar Ben Roethlisberger. Mas agora, os dois Quarterbacks têm dois títulos do Superbowl, e as duas equipes juntas conquistaram 04 dos últimos 07 campeonatos. Por isso, este será um ótimo teste para as próximas quatro semanas (que incluem dois jogos decisivos contra os Corvos Púrpuras de Baltimore).


SEMANA 11 CONTRA OS RAVENS (em Pittsburgh):


Os Steelers foram atropelados pelos Ravens na última temporada (duas derrotas), perdendo o título da AFC North e por isso, foram obrigados a jogar o Wild Card, fora de casa, onde foram derrotados pelo Denver Broncos (com atuação impecável de Tim Tebow). Por isso, a equipe terá que mostrar bom futebol, mantendo-se com chances até este jogo, para avaliar suas reais condições de título nesta temporada.


C L E V E L A N D      B R O W N S :


Resultado em 2011: 04 Vitórias; 12 Derrotas; 00 Empates

Classificação em 2011: Último Colocado na AFC North


BUCKY BROOKS:


O trio Brandon Weeden, Trent Richardson e Josh Gordon parece promissor, mas não o bastante para enfrentar os “peso-pesados” desta Divisão.

Palpite para 2012: 05 Vitórias; 11 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Último Colocado na AFC North.


DANIEL JEREMIAH:


Os novatos Trent Richardson e Brandon Weeden vão trazer uma dose de força e talento ao ataque do Cleveland (elementos que não existem a muito tempo por lá). Mas a AFC North é muito complicada, com equipes muito fortes, impedindo que os Bronws possam sonhar com muitas conquistas neste ano.

Palpite para 2012: 05 Vitórias; 11 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Último Colocado na AFC North.


ADAM SCHEIN:


Olhando para esta tabela, será impossível para eles. Ainda mais sendo os Browns o pior time da NFL. Eu acredito em 0-16, mas hoje acordei de bom humor.

Palpite para 2012: 01 Vitória; 15 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Último Colocado na AFC North.


STEVE WYCHE:


Brandon Weeden terá seus altos e baixos, o que pode ser uma boa notícia para o Treinador, já que a Diretoria poderia ter menos paciência com um QB experiente, se as vitórias demorassem a acontecer.

Palpite para 2012: 05 Vitórias; 11 Derrotas; 00 Empates.

Classificação em 2012: Último Colocado na AFC North.


JOGADOR CHAVE – TRENT RICHARDSON [RB-33]


Quando se analisa qual seria o “Jogador Chave”, a resposta óbvia seria o QB Brandon Weeden, mas a verdade é que seu trabalho só terá algum resultado se puder contar com um talentoso e excepcional Running Back. Por sorte, ele conta com o também novato Trent Richardson. Apesar de ter se submetido a uma artroscopia, os Browns estão esperançosos que ele possa atuar já na primeira semana. Mas se ele não puder voltar logo, não haverá muito o que Weeden possa fazer em campo.


JOGOS DECISIVOS:


SEMANA 06 CONTRA OS BENGALS (em Cleveland):


O Bengals mostrou na última temporada como dois jovens talentosos podem revolucionar o ataque de uma equipe em crise. E quis o destino que servisse de inspiração para seu maior rival, que pretende seguir o modelo DALTON-A.J. com WEEDEN-RICHARDSON. Este será o segundo encontro entre as duas equipes, e desta vez, contará com o apoio de sua torcida na “Batalha de Ohio”. Mas o problema é que nas últimas duas semanas, terão enfrentado dos jogos fora de casa (contra Ravens e Giants) e, por isso, o estrago já pode ter sido feito e as (remotas) chances na temporada já estarem quase extintas.


SEMANA 07 CONTRA OS COLTS (em Indianápolis):


Existem boas e más notícias para o torcedor do Cleveland: A má notícia é que Andrew Luck terá adquirido alguma experiência após sete partidas, corrigindo as falhas comuns aos QB novatos. A boa notícia é que este pode ser o primeiro jogo na temporada, em que o favoritismo absoluto do adversário não existe.


SEMANA 15 CONTRA OS REDSKINS (em Cleveland):


Desde a partida de LeBron James (astro da NBA), Cleveland está carente de um “superstar”. Os Browns poderão ver de perto a atuação de Robert Griffin III, e refletir sobre sua política de investimentos como atrativo de torcedores e obtenção de bons resultados esportivos – exatamente como o time da capital federal fez este ano.


E não esqueça: hoje a noite, os Bengals enfrentam os Colts, fora de casa, a partir das 20:00 (horário de Brasília). Apesar de não contar com seus principais jogadores, será mais uma chance de ver a equipe em campo, contra uma equipe tradicional, que vem se reestruturando a partir de um jovem talentoso como Andrew Luck. Uma excelente prévia da temporada que se aproxima... finalmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário