sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pré-Jogo – Semana 17 – Bengals x Ravens




Quando um certo QB Ruivo disse à imprensa, em 04 de Novembro de 2012, que “não há razão para acreditar” que os Bengals disputariam os playoffs; certamente fora contagiado pelo pessimismo da campanha de 03 vitórias e 05 derrotas. Afinal, dos 121 times que disputaram a pós-temporada entre os anos de 1990 e 2011, apenas 07 equipes apresentavam um retrospecto de 03-05 após a primeira metade da temporada regular...

Mas isso não importa!

Os Bengals conquistaram 06 vitórias e apenas 01 derrota desde a triste entrevista de Andy Dalton; e estamos classificados para a pós-temporada pelo segundo ano consecutivo. Mais do que isso: garantimos nossa classificação, jogando em Pittsburgh e eliminando o “todo-poderoso” Steelers nos seus domínios! E o mais gostoso: vencemos um “duelo de defesas”, contra a famosa “cortina de ferro”!

Nesta última rodada, vamos jogar pela última vez no Paul Brown Stadium – já que não temos chances de melhorar nossa classificação (vamos terminar a temporada regular com a sexta posição da AFC); e vamos encarar o Baltimore Ravens, num “amistoso de luxo”, já que a equipe púrpura também está classificada para a pós-temporada, e deve poupar todos os seus titulares (assim como os Bengals farão!).

Ainda assim, é bom ficar de olho nesta última semana, pois ela definirá quem será nosso oponente na pós-temporada. Como sexto colocado, iremos enfrentar o terceiro melhor time da AFC, fora de casa. Se o campeonato terminasse hoje, iríamos enfrentar o New England Patriots. Mas dependendo dos resultados desta última rodada, pode ser que nosso adversário seja o próprio Baltimore; ou Denver Broncos; ou ainda o Houston Texans.

É claro que todos serão adversários complicados. Os Bengals entram nesta pós-temporada como azarão. Particularmente, vou torcer para enfrentar os texanos – pois apesar da excelente campanha, vejo como o adversário mais fraco. Também seria bom enfrentar o Denver Broncos, pois apesar de um Peyton Manning inspirado, vejo uma defesa inferior à nossa. Já o duelo contra os Ravens ou Patriots, fora de casa, confesso que desperta em mim um grande pessimismo...

É bom lembrar que os Ravens lideram a série histórica de confrontos: venceram 19 e perderam 14 jogos. Mas jogando em Cincinnati, os Bengals venceram 09 e perderam 07 partidas. Curiosamente, é a segunda vez na história que os Bengals enfrentarão na última rodada o mesmo adversário da primeira rodada (naquele fatídico Sunday Night Football, de 10 de Setembro de 2012, fomos atropelados em Baltimore, por 44 x 13!).

Outro ponto de destaque: embora a defesa sempre tenha sido motivo de “orgulho” dos Ravens, este ano eles estão em 20º lugar na NFL; enquanto a defesa dos Bengals (outrora motivo de piadas na AFC North) é a 6ª melhor da liga! Por outro lado, nosso ataque é o 20º, enquanto o ataque deles é o 15º na classificação geral.

O jogo desta semana, às 16:00 horas (horário de Brasília) terá poucos atrativos. As equipes jogarão com seus esquadrões reservas (talvez com reservas dos reservas), pois não podemos arriscar contusões, à uma semana da pós-temporada. Até por isso, deve ser um jogo interessante – muitos atletas querendo “mostrar serviço”, e garantir uma renovação de contrato para 2013 (ou, quem sabe, uma chance em outras equipes).

Apesar de valer muito pouco para nós, é sempre bom ver o PBS lotado, e aquele “mar laranja” vibrando sem parar!

E falando em festa, a cidade de Cincinnati continua celebrando um ano maravilhoso no esporte! Depois da boa campanha do Cincinnati Reds (campeão da Divisão Central da Liga Nacional da Major League Baseball) e de nossa classificação heroica em Pittsburgh; desta vez, a festa ficou por conta da University of Cincinnati, representada pelos Bearcats – uma das equipes mais antigas de futebol americano universitário – fundada em 1885!




Os Bearcats foram campeões de sua conferência por 12 vezes (1934, 1947, 1949, 1951, 1952, 1963, 1964, 2002, 2008, 2009, 2011 e 2012); e participaram de 14 finais (Bowl’s Games), conquistando 08 títulos: (1947 Sun Bown; 1949 Glass Bowl; 1997 Humanitarian Bowl; 2004 Fort Worth Bowl; 2007 International Bowl; 2007 PapaJohns.com Bowl; 2011 Liberty Bowl; e agora o 2012 Belk Bowl).

Este ano, eles terminaram empatados com outros três times da Conferência Big East (Syracuse Orange, Rutgers Scarlet Knights e Louisville Cardinals), e por isso, foram convidados para a disputa do 2012 Belk Bowl, contra o Duke Blue Devils, no estádio do Carolina Panthers, em Charlotte, na Carolina do Norte.


O Belk Bowl é tradicionalmente disputado entre os campeões da Atlantic Coast Conference e da Big East Conference; e é transmitido para a América do Norte pela ESPN. No Brasil, também é a ESPN quem transmite esse encontro.

O jogo foi excelente, com dois ataques explosivos e defesas sólidas, revelando bons valores para os próximos drafts da NFL. Não custa lembrar que o nosso Punter titular (Kevin Huber); o WR Armon Binns (cedido pelos Bengals ao Miami Dolphins no meio desta temporada) e o excelente TE Brent Celek (hoje no Philadelphia Eagles) jogaram pelos Bearcats, assim como muitos outros jogadores que estão espalhados pelos 32 times da NFL.




Duke saiu na frente, no começo do 1º Quarto, com Brandon Connette correndo por 05 jardas para anotar seu primeiro TD. Mas o Extra Point foi bloqueado – deixando o placar em 06 x 00. A vantagem foi ampliada, com um FG de 33 jardas de Ross Martin; e parecia consolidada, quando Duke bloqueou um punt chutado por Cincinnati, possibilitando a recuperação da bola por Tony Foster, que correu para outro TD – deixando o placar em 16 x 00.

A reação começou ainda no 1º Quarto, com um FG de 45 jardas chutado por Tony Miliano. E no 2º Quarto, veio a virada, com os TD’s de Anthony McClung (recebendo passe de 25 jardas do QB Brendon Kay) e de Ralph Abernathy (também recebendo passe longo, de 41 jardas). Desta vez, Tony Miliano acertou os Extra Points – deixando o placar no intervalo em 17 x 16 para Cincinnati.




No 3º Quarto, os Bearcats começaram arrasadores, com 01 FG de 27 jardas e 01 TD de George Winn, correndo por 46 jardas. Mas Conner Vernon recebeu um passe de 10 jardas para TD; e o QB Sean Renfree partiu para uma conversão de dois pontos, acertando o passe para Isaac Blakeney. Com isso, a vantagem de Cincinnati caiu para 27 x 24 (ou seja – uma posse de bola).

No início do 4º Quarto, Duke virou o placar, com um passe curto de Brandon Connette para David Reeves, dentro da End Zone. Mas Chris Moore recebeu um passe longo, de 25 jardas, deixando os Bearcats novamente na frente (34 x 31). Faltando pouco mais de sete minutos para acabar o jogo, Duke empatou, com um FG de 52 jardas chutado por Ross Martin.

A partir deste momento, muita tensão e erros, de lado a lado. Faltando pouco mais de um minuto para acabar a partida, Duke estava no campo ofensivo, em posição de chutar um FG fácil (de 30 ou 35 jardas), mas Cincinnati conseguiu forçar um fumble. Tudo parecia encaminhar-se para a prorrogação, mas Travis Kelce recebeu um passe curto de Brendon Kay e correu por 83 jardas, anotando um incrível TD, para deixar o placar em 41 x 34.

Os Blue Deivils partiram para o tudo ou nada, com passes longos e muitos “pedidos de tempo” para travar o cronômetro; mas faltando 14 segundos para o fim do jogo, Nick Temple interceptou a bola e retornou para TD, correndo por 55 jardas. Foi a senha para que a festa em Ohio começasse, pois no placar, os números finais mostravam a superioridade dos Bearcats, que venceram por 48 x 34!










Tomara que este título inspire nossos garotos, e que o próximo a tomar um banho de Gatorade seja o carrancudo Marvin Lewis!

Feliz ano novo, pessoal!

Até 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário