segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Temporada 2012 – Jogo 11 – Bengals 34 x 10 Raiders




Nas últimas semanas, o treinador Marvin Lewis vem repetindo o mantra aos seus jogadores, à torcida e à imprensa: “É preciso assentar um tijolo de cada vez”...

 E pelo visto, a “obra” já está se encaminhando para sua fase de acabamento!


O DE Michael Johnson, após a vitória deste domingo por 34 x 10, em casa, sobre o Oakland Raiders, seguiu a receita do chefe em sua entrevista à TV:

Nós estamos construindo uma ponte que nos levará à pós-temporada... Ainda faltam muitos obstáculos e não sabemos se conseguiremos alcançar nosso objetivo... Mas a quatro semanas, quando estávamos em crise após a quarta derrota consecutiva, nem sequer sonhávamos mais com a classificação! Por isso, não quero criar expectativas: vamos continuar trabalhando, lentamente, assentando um tijolo de cada vez, até que a nossa ponte esteja concluída...

A batalha travada no Paul Brown Stadium teve um gostinho especial por dois motivos:

O primeiro é que o Oakland Raiders é um velho algoz dos Bengals. Na temporada regular, são 20 vitórias dos corsários contra 09 de Cincinnati. E na pós-temporada, foram dois jogos: duas vitórias da equipe californiana...

O outro motivo foi enfrentar Carson Palmer...


O QB veterano, em sua 10ª Temporada na NFL, foi draftado em 2003 pelo Cincinnati Bengals – liderando a equipe por oito temporadas; antes de se transferir para Oakland em 2011 – após discussões acaloradas com Mike Brown (proprietário da franquia), que quase lhe renderam uma “aposentadoria precoce”.

Na verdade, a relação entre Palmer (líder nos vestiários) e a diretoria estava visivelmente desgastada – em especial após a decepcionante campanha de 2010. Ele ainda tinha quatro anos de contrato com o Cincinnati, mas decidiu vir a público desafiar o chefão dos Bengals, culpando-o pelos resultados desastrosos da equipe (que nas últimas 20 temporadas, havia conseguido terminar sua campanha com mais vitórias do que derrotas em apenas duas oportunidades). Carson Palmer exigia a contratação de jogadores mais talentosos, experientes e menos problemáticos do que Terrell Owens e Chad Ochocinco para a temporada 2011; e caso isso não ocorresse, pedia sua transferência, com o rompimento de seu contrato.

Mike Brown, filho do lendário Paul Brown, obviamente não gostou desta insurgência. Ele não apenas negou seu pedido de transferência, como o afastou do grupo – trazendo para seu lugar o experiente Bruce Gradkowski (então QB dos Raiders); como mentor do novato Andy Dalton (vocês já ouviram falar deste garoto?).



A saída para Palmer seria oficializar sua aposentadoria – já que não podia se retratar com Mike Brown, sua situação financeira era no mínimo confortável; e nenhuma equipe iria esperar quatro anos por um QB já veterano...

Sem dúvida, as “cabeças-duras” de Palmer e Brown estavam criando um impasse delicado, que poderia arruinar o planejamento e a estrutura de ambos (time e jogador)...

Para sorte de Palmer, os Raiders entraram na jogada e fizeram uma boa proposta por seu passe – já que precisavam de um QB experiente e talentoso, relativamente “barato”, para liderar uma equipe em reconstrução...

E para sorte de Brown, Andy Dalton arrebentou em seu ano de estréia!

Todos ficaram felizes e contentes – até o reencontro deste domingo. Foi apenas a quarta vez que os Bengals enfrentaram uma equipe comandada por um QB criado em Cincinnati.



Mike Brown, no alto de seu suntuoso camarote, deve ter comemorado bastante a atuação de sua equipe, que atropelou os corsários californianos. Por outro lado, os arranhões e marcas arroxeadas na pele de Carson Palmer deixam claro que o outrora ídolo da Bengals Nation já não é mais bem vindo ao Paul Brown Stadium...


Em entrevista após a partida, Palmer reconheceu:

Nós não jogamos bem, do início ao fim da partida”.

Basicamente, os Bengals fizeram tudo o que queriam na primeira metade do jogo – indo para os vestiários com uma vantagem de 24 x 00. E mesmo num tumultuado segundo tempo (que incluiu uma briga em campo e três jogadores expulsos); conseguiram manter essa vantagem – terminando a partida em 34 x 10! Com a vitória (a terceira consecutiva), a equipe de Cincinnati definitivamente credenciou-se para a disputa por uma vaga na pós-temporada (ainda que na rodada de Wild Card).

Andy Dalton, que acertou 16 dos 30 passes tentados, conquistando 210 jardas, com 03 TD’s e nenhuma interceptação (pelo terceiro jogo consecutivo – lembrando que nos outros oito jogos, o ruivo havia sofrido pelo menos 01 interceptação; totalizando 11 na temporada), declarou à imprensa após a partida:

Você precisa manter-se equilibrado em um jogo como este. Quando você abre uma vantagem no começo da partida, é preciso administrar a posse de bola, minimizando as oportunidades do rival obter uma virada. Felizmente, nós fizemos isso hoje”.

BenJarvus Green-Ellis correu 129 jardas e anotou 01 TD, em sua melhor atuação com a camisa dos Bengals. O experiente RB conseguiu duas grandes corridas – uma de 48 e outra de 39 jardas; numa atuação impecável!


Mas a partida acabou marcada pela violência. No 4º Quarto, quando Cincinnati vencia por 27 x 10, Andy Dalton lançou a bola para Mohamed Sanu, que a agarrou na linha de 25 jardas de seu campo defensivo. Porém, o DB Joselio Hanson, camisa nº 23 dos Raiders, forçou um fumble, retornado para a End Zone. A jogada foi corretamente anulada pela arbitragem, e Cincinnati repetiu a terceira decida – o que irritou bastante os visitantes!

No lance seguinte, o Center dos Bengals A. Smith cometeu um “False Start”; o que paralisaria o jogo – mas a dupla de prata e preto Tommy Kelly e Lamarr Houston partiu para cima de Andrew Whitworth, que não se intimidou e defendeu as cores de Cincinnati também na briga generalizada que se espalhou pelo gramado...

Quando as “zebras” conseguiram acalmar os ânimos, expulsaram os três atletas da partida!


Mas nem depois de uma chuveirada, Whitworth se acalmou. Em entrevista ao Cincinnati Enquirer na manhã desta segunda-feira, o atleta provocou seus rivais:

Provavelmente eles procuraram briga, porque não conseguiram fazer nada em campo!

Esta foi a quarta derrota consecutiva da equipe californiana, sofrendo 169 pontos nestas partidas; e com uma campanha de 03 vitórias e 08 derrotas – o que a credencia para uma boa posição no Draft 2013... A declaração do Safety Mike Mitchell, ao final do jogo, sintetiza bem o espírito (destruído) da equipe de Oakland:

Eu estou realmente cansado de perder... E o gosto amargo da derrota nos leva a sentimentos antagônicos, que vão da raiva para a tristeza... Eu não sei bem...

Carson Palmer acertou 19 dos 34 passes tentados, conquistando 146 jardas e 01 TD. Por outro lado, sofreu 01 interceptação e foi derrubado quatro vezes. Ele foi muito vaiado pelos 56.503 torcedores presentes ao Paul Brown Stadium (inexplicavelmente o menor público da temporada); e uma faixa dizia: “Os vencedores nunca desistem” (“Winners Never Quit”, no original); em clara referência à sua insistência para deixar a equipe após a temporada 2010 – desistindo dos planos da equipe e de sua legião de fãs.



Ele foi cumprimentado por Andy Dalton e recebeu um abraço de Rey Maualuga; e parecia não estar incomodado pelas vaias das arquibancadas:

Você pode ouvi-las em campo... É impossível impedir que elas aconteçam... Mas eu me preparei para isso...

Logo em sua primeira tentativa de passe, Palmer percebeu que teria um “longo dia” pela frente... Geno Atkins cruzou sem grandes dificuldades a linha ofensiva e conseguiu derrubá-lo. O QB ainda seria sacado duas vezes, durante essa primeira posse de bola...

Para piorar, o principal jogador de ataque de Oakland (o RB Darren McFadden) permanece afastado, com outra lesão em seu tornozelo. E a defesa não esteve em seus melhores dias – possibilitando à BenJavus Green-Ellis encontrar muitos buracos, em sua melhor partida com a camisa de Cincinnati...

Ao final do primeiro tempo, Oakland havia cedido 289 jardas (recorde nesta temporada) e conquistado apenas 83 jardas (pior resultado da equipe desde a partida contra os Steelers, na temporada 2010, quando foi para o vestiário com apenas 52 jardas).

No 1º Quarto, os Bengals anotaram 02 TD’s – Green-Ellis correndo por 01 jarda; e Sanu recebendo passe de 02 jardas dentro da End Zone. Ele recebeu outro passe para TD, na metade do 2º Quarto (desta vez de 05 jardas); e Mike Nugent, redimindo-se dos erros nos últimos jogos, acertou um FG de 55 jardas – totalizando um surpreendente 24 x 00!



No 3º Quarto, os Raiders esboçaram uma reação, anotando um FG de 55 jardas chutado por Sebastian Janikowski; e 01 TD do WR Denarius Moore, recebendo um passe de 20 jardas de Carson Palmer. Mas a reação parou aí.

No 4º Quarto, Mike Nugent acertou um FG de 20 jardas; e Jermaine Gresham recebeu um passe de 07 jardas de Andy Dalton – dando números finais ao placar em 34 x 10...

A “decepção” ficou por conta de A.J. Green, que desta vez, não conseguiu anotar 01 TD – encerrando sua série de nove jogos consecutivos anotando pontos (a segunda maior da história da equipe). Ainda assim, recebeu a bola por três vezes e avançou por 111 jardas (média de 37 jardas por recepção).

Tomara que o garoto continue “decepcionando” a torcida desta maneira!

Falando em recordes, Geno Atkins ultrapassou Dan Wilkinson como o melhor DT da história dos Bengals, após seu nono sack na temporada 2012! E o FG de 55 jardas de Mike Nugent igualou a marca de Chris Bahr, em 1979, contra o Houston Oilers (atual Tennessee Titans)... Nada mal, não?


A má notícia ficou por conta da lesão do CB Leon Hall, que deixou a partida ainda no 1º Quarto, após lesionar um dedo em sua mão esquerda. Mas o guerreiro tratou de “colar” dois de seus dedos e voltar para o jogo!

Na próxima semana, dia 02 de Dezembro de 2012, às 19:30 (horário de Brasília); os Bengals viajam para a Califórnia, para enfrentar o San Diego. Os Chargers estão com uma campanha de 04 vitórias e 07 derrotas (nesta semana, perderam na prorrogação para o Baltimore Ravens, em casa, por 13 x 16); mas ainda sonham com uma vaga na pós-temporada (apesar de estarem em 09º lugar na Conferência Americana). E não se engane pela campanha – pois a equipe comandada por Phillip Rivers é uma das mais fortes da AFC, com um ataque explosivo e uma defesa sólida. Além disso, joga em casa, diante de uma fanática torcida que apóia o tempo inteiro...

Este será um teste decisivo para o Cincinnati Bengals:

Se vencer, entra na briga direta contra os Colts e os Steelers...

Mas se perder... praticamente se despede da temporada 2012 (salvo se acontecer um milagre)!

Nesta semana, o Indianápolis Colts alcançou sua sétima vitória, derrotando em casa o Buffalo Bills por 20 x 13. Mas o resultado mais surpreendente foi a derrota do Pittsburgh Steelers, em Cleveland, para os Browns, por 20 x 14! Este resultado praticamente encerrou a disputa pela AFC North (já que os Ravens abriram 03 vitórias de vantagem, faltando 05 jogos para terminar a temporada regular); e possibilitou ao Cincinnati “empatar” a campanha (ambos têm 06 vitórias e 05 derrotas; perdendo nos critérios de desempate).

É claro que muita coisa pode acontecer nesta reta final... mas o sonho de chegarmos aos playoffs, pelo segundo ano consecutivo, começa a se concretizar – o que depende, muito, do resultado que a equipe trouxer na bagagem de San Diego!

Vejamos a classificação provisória da AFC North, após os jogos deste domingo (12ª Rodada):

Equipes:
Baltimore Ravens
Pittsburgh Steelers
Cincinnati Bengals
Cleveland Browns
Vitórias:
09
06
06
03
Empates:
00
00
00
00
Derrotas:
02
05
05
08
% Vitórias:
0.818
0.545
0.545
0.273
Pontos Marcados:
283
231
282
209
Pontos Sofridos:
219
210
247
248
Saldo de Pontos:
64
21
35
-39
Touchdown’s:
31
24
33
21
Em Casa:
5-0
4-1
3-3
3-3
Fora:
4-2
2-4
3-2
0-5
Na AFCN:
4-0
1-2
1-3
2-3
% Vitórias:
1.000
0.333
0.250
0.400
Na AFC:
8-1
3-5
4-5
3-5
% Vitórias:
0.889
0.375
0.444
0.375
Fora da AFC:
1-1
3-0
2-0
0-3
Seqüência:
04 Vitórias
02 Derrotas
03 Vitórias
01 Vitória
Últimos 05:
4-1
3-2
3-2
2-3
Classif. AFCN:
Classif. AFC:
13º
Classif. NFL (*):
13º
11º
28º
(*) Falta o resultado do jogo do MNF entre Philadelphia Eagles x Carolina Panthers


(Podemos concordar com Andrew Whitworth, quando ele diz que a equipe de Oakland perde a cabeça e parte para a agressão por não conseguir jogar bem... Mas cá entre nós: existem certos talentos em seu estádio que não podem ser desprezados, concordam?)









2 comentários:

  1. Amigo, tá afim de fazer parte da Barra Brasileira de Blogs sobre times da NFL? Passa o seu email para conversarmos melhor.

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno! Será uma grande honra, representar o Cincinnati entre as torcidas brasileiras! Meus e-mail's são: raphael-villela@hotmail.com; raphael.villela@adv.oabsp.org.br; e no Facebook, procure por RAPHAEL VILLELA. Abraços!

      Excluir