domingo, 9 de junho de 2013

Curiosidade: NBA em Cincinnati?



Hoje é domingo, dia 09 de Junho de 2013... E ainda faltam 88 (longos) dias para a volta da NFL...

Sim, eu também estou ansioso pelo retorno do “compromisso semanal” com a bola oval! Mas o jeito é buscar “passatempos” para amenizar a saudade!

Estou neste exato momento acompanhando o pré-jogo da segunda partida da final da NBA, entre San Antonio Spurs e Miami Heat... Confesso que nunca fui um entusiasta do basquete, mas uma “pulguinha” pousou atrás da minha orelha: por que diabos a cidade de Cincinnati não participa desta liga? E pior: por que Cleveland está lá?


Rivalidades no Baseball e no Futebol Americano a parte... acabei descobrindo que o lar dos Bengals já abrigou uma franquia da NBA sim! E esta franquia continua ativa até hoje...


Em 1945, ano em que os Aliados venceram a Segunda Guerra Mundial, nascia a equipe do ROCHESTER ROYALS, no interior do Estado de Nova York. E logo em sua temporada de estréia, tornou-se campeã da NBL (National Basketball League), com uma campanha de 24 vitórias e 10 derrotas – batendo na final a equipe de Sheboygan Redskins por três jogos a zero.

Na temporada seguinte, a equipe alcançou seu bi-campeonato, tanto da divisão (com 31 vitórias e 13 derrotas) quanto da NBL (ao derrotar o time de Chicago American Gears por três jogos a um)!

Na temporada 1947/1948, os Royals conquistaram seu terceiro título de divisão consecutivo (com uma campanha de 44 vitórias e 16 derrotas), mas na terceira decisão da NBL, acabou sendo derrotada pela equipe do Minneapolis Lakers (sim, o atual Los Angeles Lakers), por três jogos a um...

Ao final da temporada, os Royals, os Lakers, os Pistons (atual Detroit) e o Indianapolis Kautskys deixaram a NBL e foram admitidos na NBA. Mas o sucesso da equipe de Rochester continuou – com uma campanha de 45 vitórias e apenas 15 derrotas na temporada regular de 1948/1949; chegou aos playoffs e só parou nas finais de divisão – pois no meio do caminho havia os Lakers...

O título da NBA só chegou na temporada de 1950/1951; com uma campanha de 41 vitórias e 27 derrotas – que lhe credenciaram aos playoffs, e depois de duras batalhas contra os Pistons e Lakers; puderam enfrentar na final a equipe do New York Knickerbockers (que daria origem ao atual NY Knicks). E o título veio de modo incontestável – com três vitórias em três jogos!

Nos anos seguintes, a equipe “perdeu o fôlego”... e não conseguiu repetir as boas campanhas de seus primeiros anos na NBL e NBA!

Seus melhores atletas foram deixando a equipe... o público foi se afastando... e a franquia deixou de ser “sustentável” - pois Rochester era (e ainda é) uma cidade pequena, se comparada com as outras que abrigavam equipes da NBA...

A solução seria transferir a equipe para um “mercado potencial melhor”...

E foi assim que surgiu o CINCINNATI ROYALS!!!


Sim... o logo era bem tosco! E a equipe também não foi nenhum “exemplo de excelência”...

Mas entre os anos de 1957 e 1972, Cincinnati possuiu uma equipe na principal liga de basquete do mundo! E foi a primeira franquia de Ohio a figurar na NBA...

Só em 1970, com a fundação do Cleveland Cavaliers, que o Estado Buckeye passou a ter dois representantes na liga da bola laranja... mas a “rivalidade” entre Royals e Cavaliers nem sequer teve tempo de “fincar raízes”, pois em 1972, a franquia de Cincinnati mudou-se para Kansas City.

Em sua nova casa, a equipe assumiu seu nome atual: KINGS...

O Kansas City Kings permaneceu no meio-oeste até 1985, data em que se mudou para Sacramento, na Califórnia (onde está até hoje).


Hoje, o Sacramento Kings é uma das piores equipes da NBA... Seus últimos títulos de divisão foram nos anos de 2002 e 2003 – mas o time não é nem sombra do que foi o Rochester Royals!


Ainda sim, fica o registro da curiosa equipe de basquete de Cincinnati...

Nenhum comentário:

Postar um comentário