terça-feira, 18 de setembro de 2012

Prognósticos para a Temporada 2012


Com o fim desta segunda rodada, as “névoas” de incertezas que encobriam a temporada 2012 começam a se dissipar... Pouco a pouco, torna-se possível uma análise concreta sobre as reais condições do Cincinnati Bengals chegar à pós-temporada pelo segundo ano consecutivo. Mas confesso que ainda tenho dúvidas...

Nós já vimos os Bengals jogando muito mal...

Como também já vimos jogando muito bem!

Qual deles é o verdadeiro Bengals 2012?

A resposta correta é: OS DOIS!

Na teoria, o time de Cincinnati é extremamente talentoso, mesclando experiência e juventude, além de muita força física e vontade. Mas na prática, o treinador Marvin Lewis ainda não encontrou o “equilíbrio” ideal, que possa dar confiança à Nação Bengali.

Além disso, seus rivais também evoluíram em relação a 2011.

O Baltimore Ravens é, ainda, a equipe mais forte da AFC North. Mesmo sem Terrell Suggs, a defesa continua muito forte – e pelo visto, o ataque cresceu muito, com esta nova estratégia “no-huddle”, que Joe Flacco está implementando. Particularmente, não o vejo como um QB excelente – mas é competente e trabalha duro...

O Pittsburgh Steelers vêm surpreendendo seus oponentes, com uma linha ofensiva protegendo (um pouco) melhor o Big Ben (esse sim, grande QB!); um retorno à sua origem no jogo corrido; e uma defesa muito boa (como sempre).

E não se engane apostando que o Cleveland Browns, com suas duas derrotas, disputará com o Jacksonville Jaguars o pick nº 01 do Draft 2013! Esta dupla Weeden-Richardson é talentosa, e em pouco tempo, assustará seus rivais, com vitórias improváveis e levando os “Marrons” a um novo patamar de respeito.

Se Deus quiser... eles chegarão lá... só em 2013!

Não por acaso, vejo que a AFC North é, hoje, a segunda divisão mais equilibrada (em alto nível) da NFL (só perde para a sempre forte NFC East)!

E quis o “destino” (na verdade, foi o rodízio pré-determinado) que estas duas divisões se cruzassem nesta temporada, dando uma “pimenta” a mais na disputa...

Sem mais delongas, ofereço-lhes meus prognósticos (leia-se: meros palpites) sobre a temporada dos Bengals. Evidentemente, não tenho o “dom” de prever o futuro (pois se tivesse, já teria ganho na Mega-Sena e comprado um camarote no Paul Brown Stadium); mas acompanho a NFL a um bom tempo, o que me permite “palpitar” sobre os rumos de nosso esquadrão laranja e preto.

Observação: eu não gosto do “método americano” (apresentar o nome do visitante antes do nome do time da casa) e, por isso, vou utilizar a apresentação tradicional:


[Semana XX = Time da Casa x Time Visitante (Favorito para Vencer o duelo)].


Semana 03 = Washington Redskins x Cincinnati Bengals (Equilíbrio)

 x 

Sei que o campeonato está apenas começando. Sei também que os Redskins são da NFC (e, portanto, uma vitória não servirá como “critério de desempate” em uma eventual batalha pela vaga no Wild Card). Sei que o RGIII é um fenômeno. Sei que os Bengals estarão jogando fora de casa, contra uma das torcidas mais fanáticas da NFL. Eu sei de tudo isso... e ainda assim, acredito que este seja um jogo-chave, para definir se iremos lutar pela pós-temporada ou apenas para cumprir tabela! Uma vitória, fora de casa, será fundamental... e uma eventual derrota, particularmente desastrosa. Sinceramente? Não consigo visualizar um “favorito” para este confronto...

Semana 04 = Jacksonville Jaguars x Cincinnati Bengals (Bengals)

 x 

Diferentemente do que aconteceu na Semana 03, os Bengals têm OBRIGAÇÃO de atropelar o time da casa (na minha opinião, o mais fraco de toda a liga); pois mesmo jogando na Flórida, não haverá pressão da torcida adversária (já ciente da fraqueza de sua própria equipe – com exceção do genial Maurice Jones-Drew).

Semana 05 = Cincinnati Bengals x Miami Dolphins (Bengals)


Os Tigres deixam a Flórida mas recebem o Miami em casa. Apesar de seu jovem QB Ryan Tannehill estar surpreendendo (em boa parte graças ao apoio do veterano RB Reggie Bush); os Golfinhos não devem oferecer muita resistência aos Bengals.

Semana 06 = Cleveland Browns x Cincinnati Bengals (Bengals)

 x 

Jogo particularmente delicado – em especial, se a dupla Weeden-Richardson continuar jogando bem e melhorando a cada jogo... Os Browns de 2012 lembram muito os Bengals 2011 (com os novatos Dalton-A.J. Green) e, como tal, podem aprontar. Ainda mais em casa. Ainda mais com a rivalidade da “Batalha de Ohio”. Mas pensando friamente, os Bengals são melhores e devem conseguir outra vitória, mantendo a freguesia fiel.

Semana 07 = Cincinnati Bengals x Pittsburgh Steelers (Equilíbrio)

 x 

Eis o segundo “jogo-chave” da temporada. Se tudo correu bem, os Bengals chegam para este confronto com uma campanha de 5-1 (ou pelo menos 4-2); ou seja: embalados, e devem contar com o apoio da torcida para enfrentar os Metaleiros. Time por time, vejo um completo equilíbrio entre os elencos. Além do mais, o fator “rivalidade” também fará com que ambos joguem acima de suas capacidades. Mas não custa lembrar que, do mesmo modo em que dominamos o confronto contra os Browns, os Steelers dominam os confrontos contra os Bengals... Difícil apontar um favorito para o duelo!

Semana 08 = BYE


Uma folga muito bem vinda – seja para acalmar a empolgação; seja para curar as feridas após uma derrota para o rival. Marvin Lewis deve aproveitar bem esta semana, para preparar a equipe, física e psicologicamente, já que a segunda metade da temporada será muito complicada, como veremos abaixo.

Semana 09 = Cincinnati Bengals x Denver Broncos (Broncos)

 x 

Não se engane pela péssima noite de Peyton Manning em Atlanta. Os Broncos são uma das melhores equipes da NFL e, a esta altura do campeonato, o QB nº 18 já terá atingido o auge de sua forma física, além de estar integrado com seus companheiros. Acredito que os Bengals, se chegarem para o duelo com um retrospecto de 6-1, podem até surpreender e, quem sabe, conquistar mais uma vitória... mas acho pouco provável que isso aconteça!

Semana 10 = Cincinnati Bengals x NY Giants (Giants)

 x

Outro jogo complicado. Os atuais campeões da NFL são favoritos. Acredito que a Família Manning irá conquistar duas vitórias em Cincinnati... mas torço para que eu esteja errado! Até porque, convenhamos... a divisão da NFC East é extremamente complicada, e pelo futebol apresentado até agora, dificilmente os “Gigantes” repetirão a campanha de 2011. Mesmo assim, não tenho grandes expectativas para este confronto...

Semana 11 = Kansas City Chiefs x Cincinnati Bengals (Bengals)

 x 

Mesmo jogando fora de casa, contra uma das torcidas mais apaixonadas, acredito que este confronto servirá para levantar a moral dos Bengals (provavelmente abalada após duas ou três derrotas consecutivas); colocando-nos de volta na disputa. Posso estar enganado, mas não vejo como a equipe dos Chiefs superar os Bengals (mesmo em Kansas).

Semana 12 = Cincinnati Bengals x Oakland Raiders (Bengals)

 x 

Carson Palmer voltará ao Paul Brown Stadium (sua casa durante muitas temporadas), mas desta vez, usando camisa cinza e preta. Acredito que será massacrado pela torcida e por nossa linha defensiva, em uma vitória tranqüila dos Bengals.

Semana 13 = San Diego Chargers x Cincinnati Bengals (Equilíbrio)

 x 

Após dois jogos mais fáceis, um adversário de respeito. O San Diego, em casa, mostra-se um oponente terrível. Não que Phillip Rivers seja um QB excelente (bem longe disso); mas a linha defensiva da equipe californiana é digna de aplausos. Se o confronto fosse em Cincinnati, daria o favoritismo aos Bengals... mas fora de casa... não sei não!

Semana 14 = Cincinnati Bengals x Dallas Cowboys (Cowboys)

 x 

Os grandes problemas dos Cowboys são: inconstância de desempenho de Tony Romo; linha defensiva fraca; e disputarem a NFC East. Até a Semana 14, pode ser que o Dallas esteja liderando com folga a sua divisão... como também pode ser que já estejam fora da disputa. Como estes prognósticos são baseados no que vimos até hoje, acredito que o time texano esteja forte, disputando a liderança de sua divisão (e, neste caso, não temos time para enfrentá-los, mesmo em Cincinnati).

Semana 15 = Philadelphia Eagles x Cincinnati Bengals (Eagles)

 x 

As mesmas considerações feitas sobre os Cowboys valem para os Eagles – com dois agravantes: Michael Vick é um QB suicida (arrisca-se demais em jogadas não-decisivas e que, portanto, lesiona-se em excesso); mas o jogo será na Philadelphia, sob o rigoroso inverno da Costa Leste. Portanto, as chances do Cincinnati vão depender (e muito) de como estiver a disputa pelo título da NFC East.

Semana 16 = Pittsburgh Steelers x Cincinnati Bengals (Equilíbrio)

 x 

Os reflexos do primeiro confronto (na Semana 07) irão surgir agora. O equilíbrio entre os elencos e a paridade de campanhas, apimentadas pela rivalidade divisional, credenciam este como um dos jogos mais interessantes desta rodada. Por outro lado, pode ser que um dos dois (muito provavelmente os Bengals) já não tenha chances de classificação para a pós-temporada. Neste caso, a equipe ainda na briga terá uma vitória fácil...

Semana 17 = Cincinnati Bengals x Baltimore Ravens (Equilíbrio)

 x 

Nesta última rodada, muito provavelmente o título da AFC North já estará nas mãos dos Corvos Púrpuras; que devem entrar em campo com um time reserva – já pensando na pós-temporada. Com isso, crescem as chances do Cincinnati conseguir uma vitória. Mas pode ser que nada esteja definido – já que o equilíbrio entre “Ravens-Steelers-Bengals” deve perdurar por quase toda a temporada... Se isto acontecer, como diria um certo narrador: “Haja coração, amigo!”

Pois bem...

Por esta análise, acredito que os Bengals terão 06 vitórias garantidas (Browns, Jaguars, Dolphins, Browns, Chiefs e Raiders); e 05 derrotas prováveis (Ravens, Broncos, Giants, Cowboys e Eagles).
Com isso, restam 05 jogos “equilibrados”, onde o time de Cincinnati efetivamente definirá seu futuro na competição.

Destes cinco jogos, é bom lembrar que dois deles (contra Steelers e Ravens nas Semanas 16 e 17) serão diretamente influenciados pelos resultados obtidos até lá (tanto pelos Bengals quanto por nossos adversários).

Os jogos contra San Diego (Semana 13) e Washington (Semana 03), disputados fora de Cincinnati; serão grandes incógnitas, graças à inconstância do desempenho das equipes envolvidas (Bengals, Chargers e Redskins).

Mas como dissemos, o principal confronto será mesmo o duelo contra os Steelers, em casa, na Semana 07. Este sim será o grande teste para a equipe, mostrando para a torcida (e também para os jogadores) qual será a real chance do time nesta temporada.

Como torcedor, acredito que os Bengals possam derrotar os Steelers (pelo menos uma vez); bem como os Ravens (já classificados e com time reserva); além dos confrontos contra os Chargers e os Redskins – o que nos daria uma campanha de 10 vitórias e 06 derrotas (suficiente para lutar pelo título da AFC North ou, pelo menos, para classificar a equipe para a rodada de Wild Card).

Isto porque “o raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, e dificilmente conseguiremos classificar para a pós-temporada, em terceiro lugar na divisão, com uma campanha de 9-7 (como aconteceu em 2011).

Evidentemente, apresentei aqui uma visão extremamente otimista – já que os Bengals podem acabar derrotados em todos os cinco duelos “equilibrados” (o que não seria nenhuma surpresa); terminando sua campanha com apenas 06 vitórias (ou menos, já que poderia ser surpreendido em algum duelo onde seja favorito).

Mas pode ser que a equipe conquiste algumas vitórias improváveis (como derrotar os Cowboys, os Giants ou os Eagles, por exemplo)...

Este é o verdadeiro encanto do esporte!

Afinal, como disse Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii):

Se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim...



(Depois de tantas "Belas", terminei com a "Fera"!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário