sábado, 4 de janeiro de 2014

Pré-Jogo – Rodada Wild Card – Bengals x Chargers


Domingo, 05 de Janeiro de 2014; às 16:00 horas (horário de Brasília); no Paul Brown Stadium, em Cincinnati, Ohio, EUA; acontecerá o duelo decisivo entre Bengals e Chargers (válido pela rodada de Wild Card da Conferência Americana) – com transmissão ao vivo, para todo o Brasil, pelo canal ESPN (reprise pelo canal Esporte Interativo às 22:45)...


Os Bengals conquistaram o título da AFC North e terminaram a temporada regular na 3ª colocação da Conferência Americana; com um retrospecto de 11 vitórias (Steelers, Packers, Patriots, Bills, Lions, Jets, Browns, Chargers, Colts, Vikings e Ravens) e 05 derrotas (Bears, Browns, Dolphins, Ravens e Steelers).


Já os Chargers se classificaram apenas na última rodada, com a 3ª colocação na Divisão Oeste (6º lugar na AFC); com uma campanha de 09 vitórias (Eagles, Cowboys, Colts, Jaguars, Chiefs, Giants, Broncos, Raiders e novamente contra os Chiefs) e 07 derrotas (Texans, Titans, Raiders, Redskins, Broncos, Dolphins e Bengals).


Em 01.12.2013, os Bengals enfrentaram os Chargers no Qualcomm Stadium; e venceram com relativa tranqüilidade a equipe da casa por 17 x 10 (TD’s de BenJarvus Green-Ellis e A.J. Green para Cincinnati; Lardarius Green para San Diego; e dois FG’s – um de Mike Nugent e outro de Nick Novak).

Mas que ninguém se engane esperando outra vitória tranqüila!


De lá para cá, os Chargers não perderam para mais ninguém – venceram os Giants por 37 x 14 na Califórnia; derrotaram os poderosos Broncos, em Denver, por 20 x 27; e diante de sua apaixonada torcida, venceram os Raiders por 26 x 13; sem falar na dramática vitória, conquistada na prorrogação, contra o Kansas City Chiefs, por 27 x 24...


Mas desta vez a partida será disputada em Cincinnati – e jogando em casa, os Bengals estão invictos desde 09.12.2012, quando perdeu para o Dallas Cowboys por 19 x 20! São nove jogos disputados no Paul Brown Stadium com nove vitórias (oito delas válidas pela temporada 2013)!

A última (e única) vez em que os Bengals terminaram a campanha invictos em seus domínios, foi na temporada de 1988 – ano em que o time conquistou o título da Conferência Americana e disputou o Super Bowl contra o San Francisco 49ers (capitaneados pelo lendário QB Joe Montana)!


Andrew Whitworth, o gigante polêmico, mostrou-se confiante na evolução da equipe:

- Este é o momento em que a equipe de Cincinnati chega mais preparada para a pós-temporada! Basta ver nosso retrospecto: dois anos atrás, terminamos com 09 vitórias e 07 derrotas; ano passado conseguimos 10 vitórias e 06 derrotas; e agora tivemos um ano de 11 vitórias e 05 derrotas! Não vejo motivo para não estar confiante! Nossa equipe amadureceu rápido e vem evoluindo constantemente...


Além dos Bengals, outras quatro equipes chegaram aos playoffs nos últimos três anos consecutivos. Mas nos últimos dois anos, acabamos derrotados em Houston pelos Texans (bi-campeões da AFC South em 2011 e 2012). Desta vez, contudo, Cincinnati jogará em casa, com o apoio da torcida; e Whitworth tem razão quando aponta a evolução da equipe!


Cincinnati terminou o ano com o 10º melhor ataque da NFL (média de 368,2 jardas totais por jogo); sendo a 6ª equipe que mais pontuou na temporada (média de 26,9 pontos por jogo). Na defesa, os números foram ainda melhores: temos a terceira melhor defesa da Liga (média de 305,5 jardas totais cedidas por jogo); e estamos na 5ª posição no ranking de pontos sofridos (média de 19,1 pontos por jogo)!

A defesa de San Diego, por outro lado, cedeu muitas jardas (média de 366,5 por jogo) – terminando o ano na 23ª posição; mas curiosamente cedeu poucos pontos aos adversários (média de 21,8 por jogo – sendo a 11ª melhor marca da NFL). Algo semelhante acontece em sua linha ofensiva, pois seu ataque conquista muitas jardas (média de 393,3 jardas por jogo – sendo o 5º melhor da Liga); mas comparativamente, anota poucos pontos (média de 24,8 por jogo – 12ª posição geral).

Veja os números comparativos entre as equipes:


 Na batalha dos Quarterback’s, muito equilíbrio nos números de Andy Dalton e Phillip Rivers. O “Red Rifle” terminou o ano com 363 passes completados em 586 tentativas (aproveitamento de 61,9%); conquistando 4.293 jardas; com 33 passes para TD; 20 Interceptações (Rating de 88,8). Já Rivers acertou 378 passes em 544 tentativas (aproveitamento de 69,5%); garantindo 4.478 jardas; com 32 passes para TD e 11 Interceptações (Rating de 105,5).


No jogo corrido, ampla vantagem de Ryan Mathews (285 corridas para 1.255 jardas e 06 TD’s) sobre BenJarvus Green-Ellis (220 corridas para 756 jardas e 07 TD’s). Mas os Bengals dão o troco na batalha aérea, pois A.J. Green (98 recepções para 1.426 jardas e 11 TD’s) é bem superior ao melhor recebedor dos Chargers: Keenan Allen (71 recepções para 1.046 jardas e 08 TD’s).

No duelo dos “coringas”, Cincinnati novamente leva vantagem com o calouro Giovani Bernard (170 corridas, 695 jardas terrestres e 05 TD’s; além de 56 recepções para 514 jardas aéreas e outros 03 TD’s) sobre o experiente Danny Woodhead (106 corridas, 429 jardas e 02 TD’s; somados às 76 recepções, para 605 jardas e 06 TD’s).


Evidentemente, os playoffs são um torneio a parte! Os números da temporada regular não são um indicativo seguro sobre o favoritismo de uma ou outra equipe. Esse é o tom do discurso do experiente Safety Chris Crocker (em sua 11ª temporada na NFL):

- A pós-temporada é um campeonato diferente... Os números não significam nada! Ou você vence agora ou está fora!


Andy Dalton, sempre ponderado em suas declarações, afirmou:

- Nós estamos jogando bem e com confiança... mas sei que a linha ofensiva não trabalhou bem nos últimos dois jogos de pós-temporada! Nós tivemos algumas oportunidades, especialmente no ano passado, mas não soubemos aproveitá-las... Nós sabemos que, em jogos decisivos, ou você converte as oportunidades ou então vai para casa!


Este será o segundo encontro entre Bengals e Chargers na pós-temporada. Em 10 de Janeiro de 1982, na final da Conferência Americana (Temporada 1981), San Diego viajou para enfrentar Cincinnati no velho Riverfront Stadium – na partida que ficou conhecida como “Freezer Bowl”. A temperatura ambiente era de -9º Fahrenheit (equivalente à -23º Celsius); mas graças aos fortes ventos, a sensação térmica era de -51º (não, ir ao estádio não foi “uma boa idéia”)! Apesar do frio glacial, os heróicos torcedores que compareceram ao estádio puderam comemorar a vitória dos Bengals por 27 x 07 – que “carimbou nosso passaporte” para o primeiro Super Bowl de nossa história!


Parênteses rápido: se você pretende assistir ao vivo o jogo entre Bengals e Chargers, é melhor levar agasalho! Segundo o “National Weather Service”, a temperatura prevista para o horário do jogo gira em torno de -5º Celsius (com 90% de chance de chuva e neve; além de ventos gelados de 05 milhas por hora vindos do norte)...

Mas este não foi o único momento “marcante” da história dos Bengals em que tivemos a participação de San Diego...

A primeira partida “oficial” disputada pelos Bengals, válida pela primeira rodada da Temporada 1968 da AFL (American Football League – que posteriormente viria a se fundir com a NFL e daria origem à Conferência Americana); foi disputada em San Diego, numa noite de sexta-feira, dia 06.09.1968, perante 33.687 torcedores. Os Bengals saíram na frente (Paul Robinson anotou o primeiro TD da história de Cincinnati); mas os Chargers venceram o jogo por 29 x 13...


Na série histórica, vantagem para San Diego – 19 vitórias e 14 derrotas. Jogando em Cincinnati, os Chargers também levam vantagem (09 vitórias e 07 derrotas). Mas os Bengals venceram os últimos três confrontos (temporadas de 2013, 2012 e 2010).

Analisando os departamentos médicos das duas equipes, Cincinnati tem mais problemas: apesar do provável retorno do LT Anthony Collins; LG Andrew Whitworth; RT Andre Smith; LB Vincent Rey; CB Chris Crocker e Dre Kirkpatrick (além é claro de A.J. Green, poupado dos treinos desta semana, por dores no joelho); nossa dupla de TE’s Jermaine Gresham e Tyler Eifert ainda são dúvidas – assim como o Center Kyle Cook; DL Wallace Gilberry e o CB Terence Newman... Entretanto, San Diego pode perder seu principal Running Back (Ryan Matthews) para a partida decisiva!


Sam Wyche, treinador dos Bengals em 1988 (e último técnico a conseguir uma vitória na pós-temporada por Cincinnati), completará 69 anos justamente no domingo! Ele e outros atletas que participaram do “Freezer Bowl” serão homenageados antes da partida. Em entrevista ao telejornal local, o lendário “mestre” mostrou otimismo na equipe e também no rigor climático de Ohio – para enfim quebrar a “maldição dos playoffs” (os Bengals não vencem uma partida de pós-temporada de 1991 – temporada 1990):


- Acredito no talento destes rapazes... O time está pronto para voar bem mais alto! E não custa lembrar que você não congela em San Diego... mas pode congelar em Cincinnati!


Nenhum comentário:

Postar um comentário