quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Temporada 2013 – Jogo 11 – Bengals 41 x 20 Browns


Como diria o “mestre” Galvão Bueno: “Ganhar é bom... mas ganhar com uma goleada histórica em cima dos Browns é muito melhor!


Os Browns tiveram uma rara oportunidade de lutar pela liderança da divisão norte da Conferência Americana...

Antes da partida deste domingo (17.11.2013), Cleveland estava na segunda colocação da AFC North, com 04 vitórias (uma delas justamente sobre Cincinnati) e 05 derrotas; sem nenhuma lesão séria no elenco; estava descansado após a folga na 10ª semana; e empolgado pela vitória sobre os Ravens na 9ª semana – enquanto os Bengals chegaram para a 81ª Batalha de Ohio com seu elenco exausto (após duas derrotas na prorrogação nas últimas duas semanas); com seu departamento médico lotado de atletas titulares; mas ainda na liderança da divisão (com 06 vitórias e 04 derrotas).

Com uma vitória simples, os Browns alcançariam um retrospecto de 5-5; nos deixariam com cinco derrotas (6-5, com um jogo a mais e duas derrotas no confronto direto); além de instaurar uma crise de confiança no elenco...

Mas...

Mas o jogo foi em Cincinnati!


E se “in the jungle... the mighty jungle... the lion sleeps tonight...”; os Bengals estavam despertos e prontos para a caçada!

Bom, na verdade, os Tigres de Bengala acordaram após um péssimo 1º Quarto (que assustou a imensa torcida que lotou as arquibancadas do Paul Brown Stadium)...

E o resultado não poderia ter sido melhor: vitória por 41 x 20!

Os Bengals receberam a primeira posse de bola da partida em um touchback, mas graças à falta cometida pelo Center Kyle Cook, tivemos que repetir a primeira jogada, em uma 1ª descida para 20 jardas (na linha de 10 jardas de nosso campo de defesa). Graças aos passes errados e pequenos avanços terrestres de Green-Ellis e Gio Bernard, o jeito foi entregar a posse de bola para Cleveland – mas Kevin Huber acertou um Punt excelente (66 jardas, sem retorno); deixando os Browns em uma péssima posição de campo.

Por sorte, os visitantes também não aproveitaram a primeira posse de bola... e nos devolveram na linha de 35 jardas do campo de defesa – mas Cincinnati também não conseguiu uma primeira descida... e devolveu a bola para os Browns!

Chris Ogbonnaya, Running Back camisa nº 25, recebeu a bola na linha de 32 jardas de seu campo de defesa, e mostrando muita habilidade, conseguiu escapar de nossa secundária... correndo por 43 jardas até ser derrubado por Reggie Nelson e George Iloka (nossa dupla de Safetys). Iloka deixou o campo carregado... prenunciando uma “longa” tarde!


Oito jogadas depois, Billy Cundiff acertou um Field Goal de 20 jardas...

Faltando pouco mais de quatro minutos para terminar o 1º Quarto, os Bengals começariam sua terceira campanha ofensiva na linha de 20 jardas de seu campo defensivo (após novo touchback). Andy Dalton tentou um passe curto para A. J. Green... mas Joe Haden interceptou o passe e correu por 15 jardas, até ser derrubado por Tyler Eifert!


E lá estavam os Browns... na marca de 14 jardas do campo de ataque...

Por sorte, Jason Campbell também não estava com a mão “calibrada”... e os Browns anotaram apenas seu segundo FG (graças a um chute de 28 jardas de Cundiff)!

Novo touchback... novamente bola nas mãos de Andy Dalton!

Andy Dalton tentou novo passe para A. J. Green...


E novamente foi interceptado por Joe Haden!


Desta vez, o Cornerback camisa nº 23 dos Browns conseguiu correr livre por 29 jardas e entrou em nossa End Zone... deixando o placar em 13 x 00!

O pesadelo parecia não ter fim... pois nossa quarta posse de bola ficou marcada pela “segurada” de Andrew Whitworth (que resultou na perda de 10 jardas); e novamente fomos obrigados a devolver a bola para Cleveland sem sequer conquistar uma primeira descida!

A esta altura... a torcida de Cincinnati já estava impaciente!

Faltando 56 segundos para acabar o 1º Quarto; finalmente os ventos começaram a mudar!

Jason Campbell tentou um passe curto para Josh Gordon (melhor WR dos Browns – terminou a partida com cinco recepções, 125 jardas e 01 TD); mas James Harrison (sim: nossa “maior contratação” para a temporada 2013...) conseguiu interceptar a bola e retornar para TD, correndo por 21 jardas!


Essa foi a sétima interceptação na carreira de Harrison (a última vez que havia interceptado uma bola foi na temporada 2010, ainda jogando pelo Pittsburgh Steelers)... e pela primeira vez, a torcida de Cincinnati teve motivos para comemorar a jogada do experiente Linebacker! Mas para variar, o TD foi anulado, graças à falta cometida por Brandon Thompson (bloqueio ilegal)...


Green-Ellis tentou correr... mas acabou perdendo três jardas!

Por sorte... acabou ali o “maldito” 1º Quarto – com os Bengals posicionados na linha de 25 jardas do campo de ataque! E como um passe de mágica... Cincinnati se transformou completamente neste pequeno intervalo entre o primeiro e o segundo quartos!

Literalmente no primeiro lance do 2º Quarto... Andy Dalton acertou um passe de 25 jardas para Jermaine “Luis Fabiano” Gresham... e TOUCHDOWN BENGALS!!!


Cleveland recebeu a bola e não conseguiu uma primeira descida... Spencer Lanning (Punter dos Browns) chutou a bola por “impressionantes” 09 jardas (pausa para uma gargalhada do torcedor dos Bengals); e a nossa próxima campanha começou na marca de 38 jardas do campo de ataque!

Na campanha seguinte, Mohamed Sanu (sim, o nosso Wide Receiver) acertou um passe de 25 jardas (sim, você leu certinho: nosso WR acertou um passe de 25 jardas!) para Giovani Bernard! Nas arquibancadas do PBS, há quem diga que Sanu tem um braço melhor do que o Dalton... pois esta não é a primeira vez que o nosso segundo recebedor surpreende as defesas adversárias com passes longos perfeitos!


Para quem não sabe, na NFL, o QB não é o único jogador que pode “passar a bola para frente”! Mas esta é uma jogada raríssima... A regra é a seguinte: a equipe que está “no ataque” pode fazer um único passe “para frente” por jogada... e este passe deve ser realizado “atrás” da linha de scrimmage (mas não “necessariamente” executado pelo Quarterback – embora seja o usual). Além disso, a equipe pode realizar quantos passes quiser “para trás” (como ocorre no Rugby); mas isso não é uma jogada “inteligente” (num esporte onde cada jarda é essencial!) e exatamente por isso muito rara!

Voltando para o lance: Dalton recebeu a bola depois do snap (movimento que inicia a jogada – com a bola passando por baixo das pernas do Center) e fez um passe lateral para Sanu (que estava um pouco atrás dele, bem próximo à lateral do campo, sem marcação). Nosso WR (QB nas horas vagas) recebeu a bola e a marcação de Cleveland partiu para cima dele, tentando derrubá-lo por ali (o que nos causaria a perda de jardas)... e deixaram nosso “coringa” Gio Bernard livre por tempo suficiente para receber o passe perfeito!

Claro que o técnico Rob Chudzinski lançou seu “pano vermelho” para desafiar a jogada (pois entendia que o passe de Dalton para Sanu não foi “para trás”)... mas os juízes corretamente mantiveram a marcação de “passe correto” e “jogada válida”! E com isso, Cincinnati estava posicionado à apenas nove jardas da End Zone dos Browns!

Duas jogadas depois... passe curto de Dalton para Sanu e novo TD!

Bengals 14 x 13 Browns!


Após a virada, o jogo perdeu um pouco de intensidade...

Cleveland e Cincinnati não conseguiram primeiras descidas nas próximas duas campanhas... e a bola voltou para os Browns, que iniciaram uma campanha na linha de 10 jardas de seu campo defensivo – mas diferentemente do que aconteceu nos últimos “drives”, os visitantes conseguiram três “primeiras descidas” (alcançando a metade do campo).

Faltando 04:49 para terminar o primeiro tempo, Spencer Lanning voltou a “brilhar”! O chute do Punter foi bloqueado pelo novato não-draftado Jayson DiManche (destaque de Cincinnati na pré-temporada); e o Safety Tony Dye (promovido para a equipe titular na véspera da partida contra os Browns – graças às inúmeras lesões que vêm atormentando nosso time) não apenas recuperou a bola, como conseguiu correr por 24 jardas para Touchdown! Após a partida, o Sr. Dye ainda estava nas nuvens:

- Foi... surreal! Você nunca espera que este tipo de lance aconteça! E muito menos que aconteça em seu primeiro jogo com a equipe titular!


Mas este não foi o único lance “surreal” da partida...

Um minuto e cinqüenta segundos depois, Jason Campbell tentou um passe curto para Chris Ogbonnaya, na linha de 19 jardas do campo de defesa de Cleveland. O RB fez a recepção mas encontrou um “paredão” formado pelo Defensive End Wallace Gilberry e o Linebacker Vontaze Burfict...


A jogada terminaria aí... se o jogador dos Browns resistisse ao ataque de Burfict – forçando um fumble recuperado por ele mesmo, que correu por 13 jardas e anotou um novo TD para Cincinnati! E a festa explodiu nas arquibancadas!

Bengals 28 x 13 Browns!

Cada equipe receberia a posse de bola mais duas vezes até o final do 2º Quarto – e três jogadores de Cincinnati se machucaram (Gio Bernard, Alex Smith e Dre Kirkpatrick), felizmente sem graves conseqüências em nenhum dos casos! E para coroar o “Quarto dos Sonhos”, Mike Nugent anotou um FG de 41 jardas, faltando seis segundos para o intervalo!

Bengals 31 x 13 Browns!!!


Cincinnati demonstrou completo e absoluto domínio sobre os rivais durante estes quinze minutos; estabelecendo o recorde histórico de pontos anotados em um único quarto; e sepultou as esperanças de Cleveland lutar pela liderança da AFC North. Domata Peko, nosso Defensive Tackle, resumiu bem o que aconteceu:

- Foi uma loucura! Eu nunca vi nada parecido com isso! Tantos pontos em tão pouco tempo! E o rumo da partida mudando tão rapidamente!


Curiosamente, esta não foi a primeira vez que os Browns sofreram 31 pontos em um único Quarto! Em 1990, Cleveland sofreu 31 pontos do Houston Oilers (atual Tennessee Titans) também no 2º Quarto, na “acachapante” derrota por 58 x 14... e mesmo assim, as duas lamentáveis atuação não superam o fiasco do 1º Quarto da derrota para o Green Bay Packers, na temporada de 1967, quando nossos rivais do norte de Ohio sofreram 35 pontos seguidos e acabaram perdendo por 35 x 07!

O treinador Marvin Lewis, sem falsa modéstia, mostrou na entrevista coletiva que os sonhos da equipe estão cada vez mais ambiciosos:

- Eu espero usar estas imagens de hoje (domingo) para motivar ainda mais meus atletas, durante a preleção final que faremos em Nova York em fevereiro (referindo-se à disputa do próximo Super Bowl)! Eu penso que são momentos como este que acendem o espírito guerreiro e nos levam à patamares de competitividade que devem ser alcançados pelos grandes vencedores antes de suas maiores conquistas! Mas é claro que antes de pensar em NY, temos que nos preparar para as duras batalhas de dezembro... pois embora tenhamos dado um passo enorme nesta tarde, ainda não garantimos sequer nossa vaga na pós-temporada!


No segundo tempo, os Bengals reduziram drasticamente o ritmo de jogo – claramente poupando atletas de lesões e mesmo assim Clint Boling e Vontaze Burfict receberam atendimento médico... Felizmente, nenhum lance preocupante!

Destaques para o belo passe de 74 jardas de Jason Campbell para Josh Gordon anotar o segundo TD dos Browns no 3º Quarto; e para o passe curto de Andy Dalton para o TE Alex Smith, no começo do 4º Quarto, anotando nosso último TD do jogo. Na campanha ofensiva seguinte, Mike Nugent fechou o placar, chutando um FG de 38 jardas e dando números finais à partida – que a bem da verdade terminou no intervalo!

Em entrevista após a partida, no Linebacker D’Qwell Jackson desabafou:

- Estou desapontado pela derrota, mas principalmente pela forma como essa derrota aconteceu... Temos que levantar a cabeça e encarar os próximos dois jogos em casa como decisões e, se vencermos, teremos a chance de voltar a trilhar o caminho da pós-temporada... Mas confesso estar aliviado por este pesadelo ter acabado!

Apesar da goleada sobre o rival... Andy Dalton deixou (muito) a desejar!


Esta foi sua pior atuação na temporada – acertando 13 de 27 passes tentados (aproveitamento de 48,1%), conquistando apenas 93 jardas aéreas (primeira partida abaixo de 200 jardas na temporada 2013); com 03 passes para TD e 02 INT (sem sacks ou fumbles).

Particularmente, eu gosto do QB Ruivo e vejo um enorme potencial nele... mas confesso que está cada dia mais difícil “perdoar” suas falhas sucessivas (algumas delas “grotescas” – como as duas interceptações consecutivas para Joe Haden), em jogos decisivos, dentro de casa, contra um rival histórico!

Sei que QB’s de elite como Peyton Manning, Tom Brady ou Aaron Rodgers não nascem em cada esquina norte-americana... e sei que seus números, no geral, não são ruins (nesta temporada o Ruivo completou 252 de 410 passes, conquistando 2.954 jardas, com 21 TD’s – mas sofreu 15 INT e 26 Sack’s); mas quando comparamos estes números com outro QB “de mesmo nível” como Nick Foles (do Philadelphia Eagles), fica claro o quanto o Sr. Dalton precisa melhorar... Foles, em seu segundo ano na NFL, jogou oito partidas (cinco delas como titular) pelos Eagles. Ele completou 103 dos 162 passes tentados (aproveitamento de 63,6%), conquistando 1.554 jardas e anotou 16 TD’s sem nenhuma INT!


Com o devido respeito à apaixonada torcida dos Eagles... os Bengals de 2013 são uma equipe muito mais completa e equilibrada, com um potencial ofensivo infinitamente superior ao time alvi-verde da Philadelphia!

A verdade é que Dalton continua sendo nosso “ponto fraco” – e apesar de suas atuações questionáveis não comprometer (até agora) nossa ida aos playoffs pelo terceiro ano consecutivo (feito histórico em Cincinnati); a dúvida é saber ATÉ ONDE podemos chegar com ele na posição principal do ataque! Pode ser que ele surpreenda a todos e se transforme num “Joe Flacco de 2012”... Mas convenhamos: a probabilidade disso acontecer é pequena!


Por sorte, o “garoto de ouro” de Cleveland também não foi “brilhante”. Jason Campbell, que nas últimas partidas vinha sendo o grande destaque do time, acertou 27 dos 56 passes tentados (aproveitamento de 48,2%), conquistando 248 jardas, com 01 passe para TD, 03 INT e 04 Sacks. Apenas Colt McCoy (61 tentativas) e Brian Sipe (57 passes tentados) arriscaram mais passes em um único jogo com a camisa dos Browns!


Pela segunda semana consecutiva, Vincent Rey ganhou destaque na defesa – 07 tackles e 05 assistências; demonstrando que merece a vaga de titular, mesmo com a volta de Rey Maualuga (pois protege melhor a equipe tanto contra o passe quanto contra passes). Mas o melhor defensor dos Bengals foi Vontaze Burfict (10 tackles, 05 assistências e 01 TD)!


Com a vitória, Cincinnati vai para sua semana de “descanso” liderando com folga a AFC North – sete vitórias e quatro derrotas; enquanto seus três oponentes estão empatados com quatro vitórias e seis derrotas (embora um jogo a menos – o que nos rende uma vantagem de 2,5 jogos)! Na próxima semana, no domingo, às 16:00 horas (horário de Brasília), Baltimore recebe o (sempre surpreendente) NY Jets; e no mesmo horário, Browns e Steelers se enfrentam em Cleveland – num duelo de “vida ou morte” para as duas equipes!


Na próxima semana, como não teremos jogo dos Bengals, farei um “pré-jogo especial” – recapitulando a campanha de Cincinnati até aqui e projetando como serão os próximos cinco confrontos de dezembro – que podem nos garantir o título da AFC North, a vaga para a pós-temporada pelo terceiro ano consecutivo... ou uma vergonha histórica!

É claro que ninguém aqui acreditaria num apocalíptico dezembro, não?



HO, HO, HO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário