segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pré-Jogo – Semana 10 – Ravens x Bengals


Neste domingo, 03 de Novembro de 2013, três equipes da AFC North entraram em campo às 19:30 (horário de Brasília). Em Foxborough, Tom Brady estabeleceu novo recorde total de jardas da temporada (432); e os Steelers foram atropelados por 55 x 31! Enquanto isso, em Cleveland, surpreendente vitória dos Browns sobre os Ravens por 24 x 18!


Com os resultados, a vantagem de Cincinnati permanece a mesma (2,5 vitórias); mesmo com a derrota para os Dolphins, em Miami, por 22 x 20 na prorrogação, nesta última quinta-feira (31.10.2013). Nesta semana, os Bengals encaram uma prova de fogo contra os Ravens, fora de casa, no domingo (10.11.2013, às 16:00 horas – horário de Brasília).


A equipe de Baltimore faz uma péssima campanha (03 vitórias e 05 derrotas) e corre sério risco de ficar fora dos playoff’s desta temporada... mas não podemos nos iludir com esses números!


Seu primeiro jogo da temporada, disputado no dia 05 de Setembro (quinta-feira), foi particularmente desastroso para os Ravens: jogando fora de casa, a equipe foi massacrada pelo Denver Broncos por 49 x 27... E olha que o atual campeão do Superbowl saiu na frente, com um Touchdown no primeiro quarto; e foi para o intervalo vencendo por 17 x 14! Mas o lendário Peyton Manning (com sete passes para TD’s e 462 jardas); Wes Welker (a maior contratação da temporada), Julius e Demaryius Thomas (cada um destes três atletas terminou a partida com 02 TD’s) e o sempre efetivo Eric Decker; logo mostraram que a equipe do Colorado não estava para brincadeira este ano!


Na segunda semana (15.09.2013), Baltimore venceu os Browns, diante de sua apaixonada torcida, por 14 x 06; graças principalmente à sua forte defesa – que derrubou o QB titular de Cleveland Brandon Weeden cinco vezes, antes de “nocauteá-lo” e tirá-lo da partida (no último Quarto)! Mais uma vez, a equipe não jogou bem, e foi para o intervalo perdendo por 06 x 00; mas conseguiu a virada com dois TD’s (Bernard Pierce correu por 05 jardas no final do 3º Quarto; e o novato Marlon Brown anotou seu primeiro TD ao receber passe curto, faltando pouco mais de 08 minutos para acabar o jogo).


A segunda vitória veio no dia 22 de Setembro, em casa, contra o Houston Texans, por 30 x 09 – com outra excelente atuação de sua defesa; que não permitiu nenhum TD dos visitantes e, de quebra, teve uma interceptação retornada para TD de 37 jardas com Daryl Smith; e Tandon Doss conseguiu retornar um Punt para TD, correndo por 82 jardas! Sem Ray Rice (contundido na segunda semana), Bernard Pierce assumiu a titularidade do jogo corrido, e também anotou um TD, correndo por apenas 01 jarda; e Justin Tucker foi impecável, convertendo 03 Field Goal’s (de 28, 45 e 43 jardas).


Mas quando a equipe púrpura parecia ter reencontrado o caminho das vitórias, grande tropeço fora de casa para o Buffalo Bills por 23 x 20! Em 29.09.2013, Joe Flacco foi interceptado cinco vezes (só o Safety Aaron Williams conseguiu interceptá-lo duas vezes); Fred Jackson foi o destaque no jogo corrido (conquistando 87 jardas e anotando 01 TD para os Bills); e a defesa dos Ravens, que havia cedido apenas 224 jardas terrestres nos primeiros três jogos (mesmo com a atuação desastrosa perante os Broncos); desta vez cedeu 213!


O mês de outubro começou melhor para os Ravens, com uma vitória apertada por 26 x 23, fora de casa, contra o Miami Dolphins... Sem dúvida uma partida disputada, onde o ataque terrestre dos Ravens alcançou sua melhor marca (133 jardas) e Joe Flacco lançou para 269 jardas; mas a vitória só foi garantida após o erro do Kicker de Miami (Caleb Sturgis), que errou um FG de 57 jardas, faltando 33 segundos para acabar a partida!


Uma semana depois (em 13.10.2013), derrota em casa para o Green Bay Packers pelo placar de 19 x 17! Foi a primeira derrota para uma equipe da Conferência Nacional, em casa, após uma seqüência de 14 jogos! A defesa dos “Cabeças de Queijo” conseguiu anular totalmente o jogo corrido dos Ravens (foram apenas 47 jardas) e derrubaram Joe Flacco cinco vezes (três sack’s praticados por A.J. Hawk) – e olha que não contavam com o lendário Linebacker Clay Matthews (lesionado)... e o ataque foi brilhante, com Eddie Lacy correndo por 120 jardas e Aaron Rodgers lançando para 315 jardas (incluindo um passe de 64 jardas para TD de Jordy Nelson)! Mas Baltimore não desistiu e, no último Quarto, mostrou-se uma equipe aguerrida, anotando 14 pontos – e só não virou graças ao FG de Mason Crosby (faltando pouco mais de 04 minutos para o fim do jogo).


Em 20 de Outubro de 2013, clássico contra o Pittsburgh Steelers, fora de casa! E os Metalúrgicos conquistaram sua segunda vitória na temporada, por 19 x 16, graças ao Field Goal de 42 jardas chutado por Shaun Suisham, faltando três segundos para zerar o cronômetro! Foi o quarto FG convertido pelo Kicker de Pittsburgh no jogo... Big Ben apresentou um percentual de acerto impressionante (completou 17 de 23 passes, conquistando 160 jardas e 01 TD), graças à atuação brilhante de Antonio Brown; mas foi com o jogo corrido de Le’Veon Bell (conquistou 93 jardas) que a equipe auri-negra garantiu a vitória...

Após estas duas derrotas consecutivas por poucos pontos, a equipe de Baltimore esfriou a cabeça na semana nº 08; já pensando no encontro que teria na nona semana, fora de casa, contra o Cleveland Browns...


Mas neste domingo, dia 03 de Novembro de 2013, nova derrota por uma diferença de apenas uma posse de bola! Jason Campbell acertou três passes para TD (dois deles para Davone Bess), e os Browns encerraram a seqüência de 11 vitórias consecutivas dos Ravens, derrotando os atuais campeões do Superbowl por 24 x 18! A última vitória de Cleveland sobre a equipe púrpura havia acontecido na temporada de 2007...

Joe Flacco completou dois passes para TD para o novato Marlon Brown; mas a equipe dos Ravens foi derrotada num confronto direto pela segunda posição da AFC North – e além de estar 2,5 jogos atrás de Cincinnati; apresenta o pior retrospecto nos confrontos dentro da divisão (01 vitória e 02 derrotas)...


O ataque dos Bengals mostra-se superior em todas as estatísticas (Total de Jardas por Jogo: 380,2 x 322,4; Jardas Aéreas por Jogo: 273,4 x 250,8; Jardas Terrestres por Jogo: 106,8 x 71,6; Pontos por Jogo: 24,1 x 21,0; Conversões de Terceira Descida (%): 43,3 x 37,7; e Tempo de Posse de Bola: 1936,0 x 1803,0); assim como a nossa defesa também é melhor nos principais índices comparativos (Total de Jardas cedidas por Jogo: 325,0 x 339,5; Jardas Aéreas cedidas por Jogo: 221,1 x 239,1; e Pontos Sofridos por Jogo: 18,4 x 21,5). A defesa dos Ravens é um pouco melhor do que a nossa no número de jardas terrestres cedidas por jogo (103,9 x 100,4) e nas conversões de terceira descida cedidas por jogo (%): 39,6 x 33,3.

Nosso ataque é o 9º melhor da NFL (enquanto o deles é apenas o 23º); e a nossa defesa é a 5ª melhor (ao passo que a dos Ravens é a 11ª). As duas equipes priorizam o jogo aéreo (nos passes, somos a 7ª melhor equipe da liga – enquanto os Ravens são a 15ª); e apresentam números ruins no jogo terrestre (somos a 19ª melhor franquia correndo com a bola, enquanto eles são apenas a 29ª).


No duelo dos QB’s, vantagem para Andy Dalton (acertou 215 de 332 passes tentados, conquistando 2.587 jardas e 16 passes para TD); enquanto Joe Flacco (MVP do último Superbowl) completou 184 de 310 passes, conquistando 2.167 jardas e 10 passes para TD (lembrando que os Ravens têm um jogo a menos que Cincinnati).

Nossos Running Back’s também apresentam melhor desempenho que os corredores dos Ravens – BenJarvus Green-Ellis e Giovani Bernard, juntos, totalizam 785 jardas terrestres em 212 corridas; ao passo que Ray Rice e Bernard Pierce conquistaram 489 jardas em 182 tentativas... E seria covardia comparar os números de nossos recebedores; pois com exceção de Torrey Smith (36 passes recebidos para 707 jardas); seus três melhores “alvos” (Marlon Brown, Dallas Clark e Tandon Doss) sequer ultrapassaram a casa das 300 jardas na temporada – enquanto nosso quarto melhor recebedor (Mohamed Sanu) já está com 316 jardas!

Mas que ninguém se engane, pensando que será um jogo fácil para Cincinnati!


Das cinco derrotas sofridas nesta temporada, apenas a primeira (contra o Denver Broncos) se deu por uma diferença de mais de uma posse de bola! E nas partidas disputadas em casa, só perdeu para o Green Bay Packers (o que não pode ser considerado “zebra”) – e mesmo assim, por uma diferença de apenas dois pontos!

Na série histórica, pequena vantagem dos Ravens (19 vitórias de Baltimore contra 15 vitórias de Cincinnati); e nos últimos cinco confrontos, só conseguimos vencer o último – em casa, no último jogo da temporada regular, em 30.12.2012, por 23 x 17 (lembrando que as duas equipes já estavam classificadas e o título da divisão era deles)! A última vitória dos Bengals, em Baltimore, aconteceu na temporada de 2009 (pelo placar de 17 x 14)...

Para os Bengals, este será um jogo decisivo por diversos fatores...

Primeiro porque é um duelo dentro da divisão norte da AFC...

Segundo porque vitórias e derrotas dentro da Conferência Americana são critérios de desempate e classificação para a pós-temporada...

Terceiro porque é um “clássico”, cheio de rivalidades, que pode inflar nossos egos (ou derrubar nossa moral) para os confrontos vindouros...

Por último, porque disputamos um “jogo a mais” (sim, essa é a “meia vantagem” que temos em relação aos nossos rivais); e como não entraremos em campo na 12ª semana; é preciso construir uma vantagem sólida para nos manter na briga pelo título (lembrando que ainda teremos quatro jogos dentro da nossa divisão até o fim da temporada)!

Com o devido (e merecido) respeito ao Cleveland (e sua campanha de 04 vitórias e 05 derrotas – com 02 vitórias e 01 derrota na AFC North); não creio que os Browns sejam capazes de se manter na disputa pelo título da divisão – visto se tratar de uma equipe desequilibrada, com grande rodízio de QB’s e sem nenhum jogador de destaque... Logo, uma vitória sobre os Ravens (deixando nosso retrospecto em 07 vitórias e 03 derrotas; contra as 03 vitórias e 06 derrotas deles), faltando seis jogos para terminar a temporada regular, praticamente garantiria nosso título (salvo ocorra um hecatombe de proporções épicas)!

Para esta partida decisiva, os Ravens não terão nenhum grande desfalque por lesões – talvez Michael Oher (Right Tackle que inspirou o filme “Um Sonho Possível”, com a Sandra Bullock), com uma lesão no tornozelo, fique de fora da partida... diferentemente dos Bengals e sua enorme lista de lesionados e/ou em recuperação (Michael Boley, Leon Hall, Rey Maualuga, Rex Burkhead, Taylor Mays, Wallace Gilberry, Devon Still, Mohamed Sanu e Andrew Whitworth)!


Recapitulando: o jogo será neste domingo, 10 de Novembro de 2013, às 16:00 horas (horário de Brasília); e existe boa possibilidade de ser transmitido para todo o Brasil pela ESPN ou pelo Esporte Interativo – embora nenhuma emissora tenha antecipado sua grade de transmissões para o próximo final de semana...

Aposto que será outro jogo dramático... decidido por poucos pontos!

Mas aposto na vitória dos Bengals, claro!


Afinal... WHO DEY???


Nenhum comentário:

Postar um comentário