quarta-feira, 8 de maio de 2013

Offseason 2013 – Chegadas e Partidas...




Faltando exatamente 120 dias para o início da Temporada 2013 da NFL; é hora de conhecer um pouco mais dos novos rostos que vestirão a farda laranja, branca e preta!

Quem acompanha este blog, sabe muito bem que nosso presidente (Sr. Mike Brown) possui uma “criação de escorpiões” no bolso! Por isso, os Bengals possuem a maior folga no Salary Cap (teto salarial) de toda a liga; e mesmo assim, dificilmente investe em jogadores experientes...

Até o presente momento, foram apenas cinco contratações... das quais a única de “impacto” foi o Linebacker James Harrison (do Pittsburgh Steelers). Os demais certamente visam reforçar o elenco (seguindo a mesma lógica aplicada no Draft 2013)...


Em 2013, o Sr. Harrison completará sua 10ª temporada na NFL – e pela primeira vez, desde que deixou a faculdade de Kent State, entrará em campo com um uniforme diferente do tradicional amarelo, branco e preto...

Ele tem 35 anos de idade, com 1,83 de altura e 110 kgs. Curiosamente, ele sequer fora draftado – entrou na liga como um Free Agent em 2002; mas só assumiu a titularidade na “cortina de aço” em 2004. De lá para cá, transformou-se na “alma” da sempre forte linha defensiva dos Steelers; contribuindo decisivamente para a conquista dos últimos dois Super Bowl’s dos metalúrgicos (em 2005 e 2008); além de ser titular absoluto nos jogos de Pro Bowl’s, representando a AFC, entre as temporadas de 2007 e 2011. Como reconhecimento, a imprensa norte-americana nomeou-o por duas vezes como titular do Associated Press All-Pro (uma seleção que reúne os melhores atletas da NFL).

Harrison ficou marcado pela histórica Interceptação, retornada para Touchdown, de apenas 100 jardas (isso mesmo: correndo o campo inteiro!), no Super Bowl de 2008 (contra a equipe do Arizona Cardinals). A equipe de Pittsburgh vencia por 10 x 07, no final do segundo quarto; quando James Harrison conseguiu esta interceptação inacreditável – levando para os vestiários a vantagem de 17 x 07. Se não fosse esta jogada, certamente o campeão de 2008 teria sido o Arizona, já que no segundo tempo, os Cards anotaram 16 pontos e os Steelers apenas 10 – mas o placar final foi 27 x 23...

A seqüência de convocações para o Pro Bowl foi interrompida na última temporada, em virtude de sua lesão no joelho – que o tirou das primeiras três partidas de 2012... mas ele se recuperou, e foi titular nas outras 13 partidas (com uma média de 06 Sacks por jogo). Ele tem no currículo 64 Sacks, 28 Fumbles Forçados, 05 Interceptações e 07 Fumbles Recuperados. Nada mal, para um “vovô” da NFL, né?

Em entrevista, o Treinador Marvin Lewis rasgou elogios à contratação dele:

- James tem sido o principal jogador em uma equipe conhecida pela defesa forte... Ele foi decisivo em inúmeros jogos, e certamente nos ajudará a melhorar nossa linha defensiva (composta por garotos recém – draftados e outros um pouco mais experientes). Ele será essencial no combate ao jogo corrido, além de aumentar a pressão sobre os Quarterbacks adversários...

Outro rival de divisão que cedeu peças ao elenco dos Bengals foram os Browns...


O Tight End Alex Smith (favor não confundir com o ex – QB de San Francisco) passou as últimas três temporadas em Cleveland... Ele participou de 12 jogos pelos Browns em 2012 (sendo duas vezes titular); recebendo a bola por 13 vezes (com um avanço de 47 jardas). Mas sua melhor atuação foi no dia 16 de Setembro de 2012, no Paul Brown Stadium, quando conquistou 30 jardas em apenas três recepções. Na segunda metade da temporada, seus números ofensivos caíram – pois jogou como Halfback. Infelizmente, sofreu uma concussão – que o tirou de três jogos na temporada.

Smith foi draftado em 2005, pelo Tampa Bay (como uma escolha da terceira rodada). Ele jogou pelos Bucs até 2008, antes de se mudar para o Philadelphia Eagles em 2009. Em sua carreira na NFL, participou de 103 jogos (sendo 55 como titular), com 160 recepções e um avanço de 1.461 jardas (com 12 TD’s). Ele participou de três jogos de pós-temporada (sendo duas vezes titular), com 07 recepções, 48 jardas e 01 TD.


O QB Josh Johnson também começou sua carreira com o rubro-negro da Flórida. Foi escolhido na quinta rodada do Draft de 2008, e permaneceu nos Bucs até 2011 (disputando 26 jogos, mas com apenas cinco partidas como titular). Em 2012, chegou a assinar contrato com o San Francisco; mas acabou cortado na pré-temporada – felizmente a tempo de fechar com o Cleveland Browns. Porém, sua passagem pelo outro time de Ohio foi breve... quase toda no banco de reservas. Suas estatísticas na NFL até que não são TÃO ruins assim (96 passes completos em 177 tentados, conquistando 1.042 jardas, com 05 TD’s). O problema são as 10 Interceptações sofridas...


Falando em Quarterbacks, os Bengals também foram buscar John Skelton no Arizona Cardinals... O loiro foi uma escolha de quinta rodada no Draft de 2010; e participou de 20 jogos (sendo 17 como titular) nas últimas três temporadas. Em 2012, jogou 07 partidas (atuando como titular em 06 oportunidades). Curiosamente, em suas duas primeiras temporadas, jogando como QB titular, em casa, disputou 05 jogos e venceu todos... Mas seus números mostram a razão pela qual não se firmou como principal passador dos Cards: são 320 passes certos em 602 tentativas; conquistando 3.707 jardas; com 15 TD’s... mas 25 Interceptações! Como diria um velho bordão de um Ex – Presidente Brasileiro: “Assim não pode... assim não dá!


A última contratação (até agora) foi o grandalhão Mike Pollak (1,91 de altura e 136 kgs). O Guard entrou na NFL em 2008, como uma escolha de segunda rodada no Draft do Indianapolis Colts (onde jogou até 2011 – antes de assinar com o Carolina Panthers em 2012). Ele foi titular da equipe de Charlotte na partida de estréia, mas sofreu uma lesão nos ombros durante os treinos na semana seguinte. Com isso, foi perdendo seu espaço na equipe azul e prata; e foi colocado na lista de jogadores reservas... Mas sua produtividade nos anos anteriores foi excelente: Em 2011, participou de 15 jogos (sendo titular em 08 partidas) com os Colts. E em 2010, participou de todas as partidas que resultaram no título da AFC South – contribuindo bastante para que a defesa do Indianapolis terminasse como a melhor da NFL contra o jogo aéreo naquela temporada!

Apesar do baixo número de contratações, o Treinador Marvin Lewis deixou claro que a prioridade para 2012 seria a renovação dos contratos dos atletas. E a Diretoria tratou de trabalhar – conseguindo a renovação dos Tackle’s Andre Smith e Dennis Roland; dos Cornerback’s Adam Jones e Terence Newman; dos Defense End’s Michael Johnson*, Robert Geathers e Wallace Gilberrry; do Kicker Mike Nugent; dos Linebacker’s Vincent Rey e Rey Maualuga; do Long Snapper Clark Harris; do Punter Kevin Huber; dos Running Back’s Bernard Scott e Cedric Peerman; do Safety Jeromy Miles; do Tight End Richard Quinn; e dos Wide Receiver’s Andrew Hawkins e Brandon Tate.

Enquanto cinco jogadores foram contratados, os Bengals rescindiram outros cinco contratos... Deram adeus ao Cincinnati o Fullback Jourdan Brooks; o Tackle Dan Knapp; o Cornerback Jason Allen e os Wide Receiver’s Justin Hilton e Lavasier Tuinei. Destes cinco, quatro são novatos não-draftados em 2013 (Brooks, Knapp, Tuinei e Hilton); e apenas o Sr. Allen poderia ser considerado realmente uma “perda” – já que possui um lastro na NFL (passagens por Dolphins e Texans); mas que produziu muito pouco na temporada 2012...

Ah, e falando em rostos novos e tristes despedidas... não podemos nos esquecer que no mês de abril, também encerrou o prazo de inscrições para as garotas que sonham em integrar o corpo (...e que corpo!) de Cheerleader’s dos Bengals – as BEN-GAL’s!

Quem pensa que vida de animadora de torcida é só comparecer oito vezes por ano ao Paul Brown Stadium e balançar seus pompons perante 64.000 torcedores... se engana! Essas garotas chegam a participar de mais de 100 eventos comunitários; incluindo visitas às escolas, asilos, tarde de autógrafos, inaugurações, feiras, convenções, além do engajamento social e divulgação da equipe por todo o país... Isto sem falar nas incontáveis horas de malhação (para mantê-las perfeitas!) e de ensaio das coreografias!


Mas apesar de todo esse esforço... dá um certo orgulho de torcer para os Bengals, quando vemos o resultado deste trabalho, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário