terça-feira, 8 de abril de 2014

Offseason 2014 - Mercado de Transferências & Próximos Adversários


A 95ª Temporada da NFL começará oficialmente no dia 04 de Setembro de 2014 (provavelmente com a participação do atual campeão Seattle Seahawks); e serão muitos jogos até o Super Bowl XLIX (que será disputado no dia 01 de Fevereiro de 2015; no estádio da University of Phoenix, em Glendale, Arizona – casa dos Cardinals).


Mas isso não significa que as equipes estejam de “férias”...

Muito pelo contrário!


Em Janeiro, pouco depois da eliminação dos Bengals; a Diretoria começou a trabalhar na renovação da equipe técnica – começando pelos novos Coordenadores: Ofensivo (Hue Jackson) e Defensivo (Paul Guenther); passando pelos Treinadores Auxiliares: Running Backs (Kyle Caskey); Linebackers (Matt Burke); Defensive Backs (Vince Joseph); e o novo Assistente Técnico Ofensivo (Brian Braswell). Já o “onipotenteMarvin Lewis segue como Treinador Principal (cargo que ocupa desde 14 de Janeiro de 2003) – e ainda arranjou uma “boquinha” para seu filho como Assistente Técnico Defensivo! Marcus Lewis disputou 33 partidas como Linebacker durante seus quatro anos na Universidade de Indiana State; e em 2013, trabalhou como Assistente Técnico Defensivo na Universidade de Cincinnati...


Longe de desmerecer o talento do rapaz... mas como deve ser bom ter um pai influente e famoso na tua profissão, não?


No mês de Fevereiro, entre os dias 19 e 25; a NFL promoveu o “Scouting Combine” em Indianápolis – uma oportunidade para os jogadores recém-saídos das universidades mostrarem suas aptidões físicas em uma série de testes e avaliações; que servirão de base para a escolha das equipes no Draft 2014 (a se realizar entre os dias 08 e 10 de Maio, em Nova York).


O mês de Março (mais precisamente o dia 11) marca o início do período reservado para as negociações com os jogadores “Free Agents”. Para quem está começando a acompanhar a NFL agora (e ainda não sabe que diabos isso significa); um jogador “Free Agent” é todo aquele que no momento está sem contrato de trabalho com alguma equipe da liga.

Mas existem dois tipos de FA’s:

* Unrestricted Free Agents (UFA): São atletas que não mantém mais nenhum vínculo com suas ex-equipes; e podem negociar livremente com quem quer que seja (inclusive rivais da própria Divisão, sem que seus ex-empregadores possam se opor à negociação que reforçará seus adversários direto). Geralmente grandes atletas exigem cláusulas de UFA; para terem liberdade de sair de equipes em crise (ou onde estejam insatisfeitos). O mesmo vale para jogadores com menos visibilidade – visando facilitar sua recolocação na liga;

* Restricted Free Agents (RFA): Como o próprio nome sugere, os “Restritos” não estão tão livres quanto os “Irrestritos”. Em uma analogia interessante: é como se os RFA’s fossem solteiros, mas só pudessem arranjar uma nova namorada SE a antiga permitisse o relacionamento! Na prática funciona assim: o atleta pode negociar com qualquer outra equipe, mas ao receber esta proposta, sua ex-equipe terá um prazo para decidir se libera o jogador ou não. Se optar por igualar a proposta, o atleta permanece em sua atual casa.


Os Bengals chegaram ao dia 11.03.2014 com 10 UFA’s (LB Michael Boley; OT Anthony Collins; S Chris Crocker; CB Brandon Ghee; DE Michael Johnson; S Taylor Mays; P Zoltan Mesko; G Mike Pollak; OT Dennis Roland e o TE Alex Smith) e 03 RFA’s (WR Andrew Hawkins; LB Vincent Rey e o WR Dane Sanzenbacher).


Neste mesmo dia, tivemos a péssima notícia da perda do Defensive End Michael Johnson – titular dos Bengals nas últimas cinco temporadas (com 202 Tackles; 26,5 Sacks e 03 Interceptações – nenhuma retornada para Touchdown); que aceitou a proposta de cinco anos (e mais US$ 24 milhões garantidos) do Tampa Bay Buccaneers...
  

Mas por outro lado, renovamos com o grandalhão Mike Pollak; que segue para sua sétima temporada na NFL (as quatro primeiras com os Colts e uma passagem curta pelos Panthers; antes de chegar à Cincinnati em 2013). Esperamos que ele tenha se recuperado completamente da lesão no joelho, sofrida na pré-temporada e que lhe tirou dos seis primeiros jogos de 2013; pois com ele saudável, o rendimento de nossa defesa melhorou exponencialmente! Só para se ter uma idéia: nas três primeiras partidas com Pollak como titular, Andy Dalton não sofreu nenhum Sack!


E também renovamos com Brandon Tate – considerado uma das principais apostas dos Bengals para a temporada de 2011; o Wide Receiver vindo de New England ainda está longe de ser uma “estrela”; mas vem conquistando seu espaço nos Special Team’s – obtendo a segunda melhor média de jardas retornadas da história da equipe (9,87 jardas por retorno); só perdendo para Quan Cosby (e sua impressionante marca de 9,99).


No dia 13, perdemos cinco grandes atletas de uma só vez:

O contrato do experiente Linebacker James Harrison (ex-Steelers) se encerrou e não houve nenhuma proposta de renovação, após sua apagada passagem pelos Bengals. Outro contrato encerrado sem propostas de renovação fora o do Center Kyle Cook (surpreendendo a imprensa e a torcida, já que Cincinnati não dispõe de nenhuma peça de reposição à altura).


Ainda no dia 13, o Cornerback Brandon Ghee assinou contrato com o San Diego Chargers; o Ofensive Tackle Anthony Collins também foi para o Tampa Bay Buccaneers; e o Cleveland Browns fez uma proposta excelente para o WR Andrew Hawkins (quatro anos de contrato e US$ 13,6 milhões garantidos).


Hawkins, talentoso recebedor que começou sua carreira profissional na CFL (Canadian Football League), jogando pelo Montreal Alouettes; mas que recebeu sua primeira oportunidade na NFL jogando pelos Bengals em 2011; vivia seu melhor momento – a ponto de receber a cláusula de restrição em seu contrato. Por isso a Diretoria manteve aberta a possibilidade de cobrir a proposta dos Browns (até para evitar que um rival direto se fortalecesse); mas no dia 18, eles expressamente desistiram do atleta.


No dia 14, os Bengalsrepatriaram” seu “filho pródigo”!

Dontay Moch, Defensive End draftado na terceira rodada de 2011 (após grande carreira no futebol universitário); que disputou uma única partida pelos Bengals em duas temporadas (2011 e 2012) – vítima das seguidas lesões e de seu problema de enxaqueca crônica; e que fora dispensado em 2013 – assinando contrato com o Arizona Cardinals (onde disputou as últimas quatro partidas da temporada regular); voltou para Cincinnati – agora “carente” nesta posição após a partida de Michael Johnson. Ele sabe que esta pode ser sua última oportunidade na carreira... e por isso pretende lutar “com unhas e dentes” para finalmente despontar como sua carreira universitária prometia!


No dia 15 outra ótima notícia: renovamos com o LB Vincent Rey!

Em 2010, Vincent sequer chegou a ser draftado; mas os Bengals decidiram contratá-lo assim mesmo; e desde então, Rey tornou-se um jogador decisivo (principalmente após substituir seu “xará” Maualuga). E na temporada passada, jogando contra os Ravens; o Linebacker tornou-se o primeiro jogador na história de Cincinnati a conseguir três Sack’s e uma Interceptação no mesmo jogo! Pobre Joe Flacco...


No dia 17, foi a vez de Taylor Mays anunciar sua permanência no Paul Brown Stadium! Safety draftado pelo San Francisco 49ers na segunda rodada de 2010; desde 2011 joga pelos Bengals – mas as sucessivas lesões (principalmente em seu ombro) sempre atrapalharam sua seqüência de jogos. Ainda sim, Mays vem se tornando peça fundamental tanto da linha defensiva quanto dos Special Team’s.


No dia 20, começaram a chegar os reforços para o elenco:

O primeiro foi o experiente Quarterback Jason Campbell (nove temporadas na NFL – sendo cinco pelos Redskins; duas pelos Raiders; uma pelos Bears e a última pelos Browns). Ele disputou 86 jogos na carreira (sendo 79 como titular); e seus números são muito bons: 1.508 passes completados em 2.499 tentativas; para 16.697 jardas; com 87 TD’s e 60 Interceptações (Rating de 81,8); e também sabe correr com a bola – foram 239 corridas para 1.203 jardas terrestres. Sua contratação pode auxiliar o desenvolvimento do “Ruivo” – mas também serve de alerta (pois caso suas atuações continuem abaixo do esperado; Dalton terá um rival experiente e plenamente capaz de assumir o comando ofensivo da equipe)...


No dia 21, a equipe anunciou a chegada do Ofensive Tackle Marshall Newhouse. Draftado pelos Packers na quinta rodada de 2010; esta será sua quinta temporada na NFL (a primeira longe de Green Bay – equipe pela qual atuou em 47 jogos, sendo 31 como titular; e conquistou três títulos de Divisão). Marshall participou de todos os quatro jogos disputados pelos Packers na pós-temporada neste período (sendo titular em dois); e já possui pelo menos um velho conhecido nesta “nova casa” (péssimo trocadilho, eu sei) – já que jogou com Andy Dalton por três anos na Texas Christian University (TCU).


No dia 24, assinamos com o Cornerback R.J. Stanford. No ano passado, ele participou dos 13 primeiros jogos do Miami Dolphins (mas ficou de fora dos últimos três; graças à uma lesão no tornozelo). Ele tem 41 jogos no currículo e muita experiência como jogador na linha defensiva ou nos Special Team’s. E apesar de possuir uma única Interceptação – esta foi inesquecível: retorno de 53 jardas! Nada mal...


Fechando o mês de Março, renovamos o contrato do DT Domata Peko!

Além de carismático com a torcida e identificado com a equipe; nosso Capitão figurou no ranking dos 10 Melhores Defensores do Ano em quatro das últimas cinco temporadas! Sem dúvida alguma, ele é a “alma” de nossa temível defesa...


E o mês de Abril já começou com a renovação do contrato do Running Back Rex Burkhead – segundo-anista, draftado apenas na sexta rodada de 2013, que mesmo com pouca participação em seu ano de estréia, terminou a temporada como nosso terceiro melhor corredor (28 corridas para 130 jardas e 01 TD). E ainda recebeu cinco passes (que nos renderam outras 39 jardas)! São números modestos, mas promissores – ainda mais se lembrarmos que o novo Coordenador Ofensivo Hue Jackson é famoso por apostar muito no jogo terrestre...


Outra novidade foi a chegada do Safety Danieal Manning (que infelizmente não é irmão do Peyton ou do Eli)! Draftado pelo Chicago Bears em 2006 na 42ª posição geral; Manning revezou com Devin Hester a titularidade de “retornador de chutes” durante seus primeiros cinco anos; até que recebeu a proposta do Houston Texans – onde foi titular em todas as partidas que disputou. Em 2013, porém, as lesões atrapalharam bastante (e Danieal só disputou seis jogos pelos Texans). Esperamos que ele possa estar preparado e motivado para entrar em nossa linha defensiva e manter o alto padrão alcançado nas últimas temporadas!


Pouco antes do fechamento deste post; os Bengals anunciaram a renovação de contrato com o "lendário" Dane Sanzenbacher!

Para quem não sabe (ou não lembra) o "porque" o adjetivo; é que o garoto da Ohio State, draftado pelos Bengals em 2011; jamais alcançou o status de titular na equipe - embora seja o "rei da pré-temporada" (com atuações realmente impactantes)! Em 2013, Marvin Lewis finalmente deu oportunidades de jogo - e Dane terminou o ano com 06 recepções e 61 jardas em 10 jogos disputados... Mesmo assim, a torcida gosta de seu jeito "diferente" de correr e driblar seus oponentes!


Até o presente momento (19:00 horas do dia 08 de Abril de 2014); estas foram as negociações realizadas pela Diretoria dos Bengals. Mas não é segredo para ninguém que a equipe busca renovar os contratos do QB Andy Dalton; do LB Vontaze Burfict e (principalmente) do WR A.J. Green! Além disso, temos outros cinco atletas como UFA’s; que podem receber propostas até o dia 02 de Maio de 2014 (data limite para o “fechamento do mercado”). Ou seja: ainda podemos ter muitas novidades e surpresas nestes próximos dias!


Deixando o elenco um pouco de lado, vamos começar a análise dos adversários que Cincinnati enfrentará nesta próxima temporada...

Em 2014, os Bengals terão pela frente rivais das Divisões Sul (tanto da Conferência Americana quanto da Conferência Nacional); além dos tradicionais rivais da AFC North e; como “cereja do bolo”, dois campeões de divisão: New England Patriots e Denver Broncos...

Se somarmos os resultados de todos os oponentes de 2013 (considerando suas campanhas em 2012); teremos 122 vitórias, 132 derrotas e 02 empates – aproveitamento de 48,0% (uma das mais elevadas da NFL). Em tese, este ano teremos uma tabela “um pouco mais fácil” – já que a soma dos resultados obtidos por nossos adversários de 2014 (na temporada de 2013) foi de 120 vitórias e 136 derrotas (aproveitamento de 46,9%).

Mas que ninguém se engane com isso!


O Houston Texans, por exemplo: terminou o ano de 2013 com a pior campanha da NFL (02 vitórias e 14 derrotas). Isto depois de eliminar os Bengals dos playoffs de 2011 e 2012; além de contar com verdadeiros “monstros” em seu elenco (como Arian Foster, Andre Johnson, DeAndre Hopkins e J.J. Watt). E mesmo com a perda de seu QB titular Matt Schaub (bastante contestado pela torcida); a primeira escolha no Draft 2014 pode lhe render um talentoso universitário para a posição! Por essas e outras, 2013 deve ser considerado um ano “fora da curva”...


O mesmo vale para o Atlanta Falcons (que terminou 2013 com 04 vitórias e 12 derrotas); que conta com inúmeros talentos – como Matt Ryan, Julio Jones e Roddy White. Isto sem falar nas recentes aquisições de Free Agency’s: Paul Soliai (Dolphins); Tyson Jackson e Jon Asamoah (ambos dos Chiefs); e principalmente Devin Hester (Bears)...


Outro adversário que tende a melhorar em 2014 é o Tampa Bay Buccaneers (que em 2013 conquistaram 04 vitórias e 12 derrotas); mas que contratou um novo treinador (Lovie Smith – ex-Chicago) e muitos atletas talentosos – dentre eles os nossos velhos conhecidos Michael Johnson e Anthony Collins; além de Josh McCown (QB “reserva de luxo” dos Bears) e do excelente CB Alterraun Verner (ex-Titans).

Ainda falando da NFC South, os Bengals encaram dois adversários complicados: Carolina Panthers e New Orleans Saints...


Os Panthers foram uma das boas surpresas de 2013, terminando a temporada com 12 vitórias e 04 derrotas; demonstrando uma sólida defesa e um ataque capitaneado por Cam Newton. Entretanto, eles terão que lidar com a perda de sua principal referência ofensiva (o veterano Wide Receiver Steve Smith – que assinou com os Ravens após 13 anos no ataque da equipe de Charlotte).


Já os Saints terminaram a última temporada com 11 vitórias e 05 derrotas; mas na rodada de Wild Card, atropelaram o poderoso Green Bay Packers (fora de casa); e só pararam diante do atual campeão do Super Bowl Seattle Seahawks. Para 2014, a equipe de New Orleans terá que superar a perda da brilhante “formiguinha atômicaDarren Sproles; mas com Drew Brees e o Treinador Sean Payton; além do reforço do Safety Jairus Byrd (ex-Bills); os auri-negros continuam sendo fortes favoritos ao título da Divisão...

Como se não bastasse os adversários da Conferência Nacional, os Bengals terão rivais ainda mais duros na Conferência Americana – em especial dentro de sua própria Divisão Norte!


A começar por seus arqui-inimigos do Cleveland Browns – que terão um novo Treinador (Mike Pettine) e um novo General Manager (Ray Farmer); para a missão de melhorar o retrospecto de 04 vitórias e 12 derrotas. Além das mudanças de comando, a equipe contratou o excelente RB Ben Tate (ex-Texans); o S Donte Whitner (ex-49ers) e nosso ex-WR Andrew Hawkins; além de muitas escolhas “iniciais” de primeira rodada no Draft – que podem lhe render um Quarterback talentoso vindo do futebol universitário...


Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers terminaram 2013 com 08 vitórias e 08 derrotas. Desde 1999, esta foi a primeira vez que nenhuma dessas equipes conseguiu chegar à pós-temporada – e é claro que ambas pretendem mudar este quadro em 2014! Os “Corvos Púrpuras” renovaram com algumas de suas “peças-chave” (como Eugene Monroe, Dennis Pitta e Jacoby Jones); além de reforçarem seu ataque com o experiente Steve Smith. Já os “Metalúrgicos” trouxeram o RB LaGarrette Blount (ex-Patriots) para auxiliarem o segundo-anista LeVeon Bell; e reforçaram a defesa com o S Mike Mitchell (ex-Panthers).


Embora seus elencos sejam praticamente idênticos à 2013; não custa lembrar que essas três equipes tendem a ser adversários terríveis para os Bengals – que venceram os três rivais em casa; mas perdeu as três partidas disputadas fora de Cincinnati...

Para fechar esta breve análise, três pedreiras: Indianápolis, New England e Denver! Os Bengals venceram os Colts e os Patriots em 2013; mas não enfrentaram os atuais campeões da Conferência Americana (Broncos).


Peyton Manning, com 38 anos, sabe que sua carreira está terminando – e as chances de sagrar-se novamente campeão da NFL serão poucas! Por isso, Denver está montando um “time dos sonhos” (Aqib Talib, ex-Patriots; T.J. Ward, ex-Browns; e DeMarcus Ware, ex-Cowboys – só para citar três reforços).


Tom Brady e companhia também pretendem melhorar sua campanha, e por isso investiram pesado na contratação do CB Darrelle Revis (ex-Buccaneers) e Brandon Browner (ex-Seahawks); além de manterem o WR Julian Edelman (principal destaque ofensivo dos Patriots em 2013).


E o que dizer dos Colts, e seu talentoso (e agora mais experiente) QB Andrew Luck; da renovação dos talentosos Vontae Davis e Ahmad Bradshaw; e da chegada de Hakeen Nicks (ex-Giants)?

Embora a tabela, com a data dos confrontos, ainda não tenha sido divulgada; já sabemos que Cincinnati enfrenta em casa os Ravens; Browns; Steelers; Jaguars; Titans; Falcons; Panthers e Broncos; e viajam para enfrentar os Ravens; Browns; Steelers; Texans; Colts; Saints; Buccaneers e Patriots...

Sem dúvida, adversários perigosos...

Mas se a equipe dos Bengals pretende se firmar entre as potências da NFL; é preciso continuar enfrentando bons adversários (e mais do que isso: derrotando-os); para enfim deixar este “estigma” de “time pequeno” que nos acompanha a tantas décadas...


Afinal, para ser o melhor, você tem que vencer os melhores – e Cincinnati terá a chance de fazer isso em 2014 (alcançando a inédita classificação aos playoffs pelo quarto ano consecutivo)!

#EuAcredito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário