segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pré-Jogo – Semana 02 – Bengals x Steelers




Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013, às 21:30 horas...

No Brasil, 90% dos televisores estarão acompanhando a telenovela global...

Mas os fanáticos pela bola oval, espalhados ao redor do mundo, independentemente de qual time torçam, estarão ligados no Monday Night Football!


Pois que todos sejam bem vindos ao magnífico Paul Brown Stadium!

Desde 1970, Bengals e Steelers duelam na mesma divisão e, com exceção de 1982 (onde se enfrentaram apenas uma vez) e 2005 (quando se enfrentaram também na pós-temporada), sempre foram dois duelos por ano (transformando a equipe auri-negra no adversário que Cincinnati enfrentou mais vezes) – com ampla vantagem para os Metalúrgicos...

Foram 86 jogos (sendo 85 válidos pela temporada regular); com 53 vitórias dos Steelers e 33 vitórias dos Bengals. Na pós-temporada de 2005, jogando em Cincinnati (partida válida pela rodada de Wild Card), vitória de Pittsburgh por 31 x 17. Nunca houve empate – embora quatro partidas tenham sido decididas na prorrogação (com 03 vitórias dos Steelers nestas ocasiões).


Jogando em Cincinnati, foram 43 jogos – com 27 vitórias dos Steelers e 16 vitórias dos Bengals. E considerando apenas os jogos no Paul Brown Stadium, foram 15 jogos (com 13 vitórias do Pittsburgh e apenas 02 vitórias de Cincinnati).

Apesar dos números desfavoráveis... como esquecer aquela histórica “goleada” de 1988 (42 x 07, no Riverfront Stadium – sendo esta a maior vantagem de um dos times sobre o rival)? Ou a improvável vitória no ano passado, no dia 23 de Dezembro, que nos garatiu a vaga na pós-temporada e, de quebra, eliminou os Steelers, calando o Heinz Field?

Falando especificamente dos duelos no Monday Night Football, os Bengals disputaram 29 partidas na “faixa nobre” da TV norte-americana (com apenas 09 vitórias); mas jogando em casa, venceram 06 dos 10 jogos em Cincinnati. Contra os Steelers, foram 08 duelos válidos pelo MNF (com 06 vitórias de Pittsburgh), sendo 03 jogos em casa (com 02 vitórias do esquadrão auri-negro). A última vitória dos Bengals sobre os Steelers no MNF aconteceu em 13 de Outubro de 1986, no Riverfront Stadium – quando o lendário QB Boomer Esiason terminou a partida com 231 jardas e 02 TD's (ajudando no placar de 24 x 22). E quatro atletas que participaram da última vitória de Cincinnati no MNF (27 x 20, no PBS, contra o Baltimore Ravens, na abertura da temporada de 2007) ainda estão no elenco atual – são eles: LE Robert Geathers, LT Andrew Whitworth, DT Domata Peko e o CB Leon Hall.

No último confronto entre Bengals e Steelers, num MNF, ocorrido em 08 de Novembro de 2010, no Paul Brown Stadium, nosso LB James Harrison, ainda na “cortiça de aço”, foi o destaque da defesa de Pittsburgh – garantindo a vitória deles por 27 x 21...

Ben Roethlisberger, QB dos Steelers, sempre se supera nas partidas contra os Bengals... São 14 vitórias (incluindo a única vitória na pós-temporada) e apenas 05 derrotas; com 352 passes completos em 555 tentativas, totalizando 4.152 jardas, com 26 passes para TD e 20 INT's. Sua melhor performance aconteceu em 04 de Dezembro de 2005, jogando em Pittsburgh, quando conquistou 386 jardas em uma única partida... mas mesmo com esta “apresentação de gala”, os Bengals venceram a partida por 38 x 31!


No duelo dos técnicos, Mike Tomlin (em sua 7ª temporada à frente dos Steelers) também leva vantagem sobre Marvin Lewis – foram 21 jogos, com 15 vitórias de Pittsburgh e 06 vitórias de Cincinnati. E no retrospecto global, Tomlin venceu 68 jogos com os Steelers (perdendo 37); enquanto Lewis venceu 79, com 81 derrotas e 01 empate. Mas jogando no PBS, nosso treinador venceu 44 jogos, com 35 derrotas e 01 empate.


Em suma... os Bengals são verdadeiros “fregueses” dos Steelers!

Mas o péssimo desempenho de Pittsburgh, jogando em casa, contra o fraco Tennessee Titans (quando perdeu por 16 x 09, na estréia da temporada 2013); surpreendeu a todos nós – revelando fraquezas que podem ser exploradas pelos Bengals – que vive um melhor momento (apesar de também ter sido derrotado na estréia, fora de casa, contra o Chicago Bears, por 24 x 21).

Sobre essa derrota, Domata Peko declarou à imprensa:

- Eu penso que não merecemos a vitória, pois erramos e cometemos muitas faltas. Mas acho que nós temos um excelente time, e dominamos a partida por três Quartos, mesmo jogando em território hostil. Isso mostra que, com poucos ajustes, nosso time se tornará ainda mais forte...


Essa também é a opinião do treinador Lewis:

- Graças aos turnovers e faltas que cometemos, a derrota seria inevitável. É claro que eles [Chicago] merecem os créditos pela vitória, mas nós jogamos melhor. E na minha opinião, poderíamos ter conquistado a vitória fora de casa.

Como um “tempero adicional” à rivalidade, o LB James Harrison enfrentará sua ex-equipe (onde jogou por nove anos) pela primeira vez. Com a camisa dos Steelers, Harrison foi convocado para o Pro-Bowl cinco vezes; e foi eleito o Melhor Jogador Defensivo do Ano. Ele foi a “alma” da poderosa “Cortina de Aço” nesta última década... e até agora, não brilhou com a camisa dos Bengals – mas todos estão de olho nesta sua atuação!


A preocupação, claro, são os desfalques por lesão – como o LT Andrew Whitworth (joelho); CB Brandon Ghee (concussão); OL Mike Pollak (joelho); S Jeromy Miles (tendão) e LB Vontaze Burfict (coxa). Mas por outro lado, os Steelers também estão com o Departamento Médico congestionado, com muitos atletas de ponta sem plenas condições de jogo (como o K Shaun Suisham, TE Heath Miller, CB Cortez Allen, RB Le'Veon Bell e o CB Curtis Brown).

Segundo a meteorologia, a previsão do tempo é de uma noite agradável em Cincinnati, com temperatura em torno de 19º e ventos de 13 km/h; sem possibilidade de chuva.

O Paul Brown Stadium está pronto... O clima será agradável... A torcida já esgotou os ingressos... As minhas garrafinhas de Budweiser's já estão na geladeira... e programei a SKY para me avisar sobre o início da transmissão pela ESPN!

Tudo está perfeito para uma noite maravilhosa!

Agora é torcer para que Andy Dalton, A.J. Green e companhia façam a noooooossa alegria!


2 comentários: